Prefeitura publica decreto com novas restrições em Goiânia

As medidas contra Covid-19 anunciadas na segunda-feira (17), em coletiva de imprensa, foram publicadas em decreto no Diário Oficial do Município (DOM) de Goiânia, na manhã desta terça-feira (18). Entre as mudanças, está a proibição de pré-carnaval e Carnaval, grandes eventos e funcionamento de boates, além da determinação de que bares e restaurantes funcionem com 50% da capacidade.

Além disso, o decreto autoriza o teletrabalho para até 50% dos funcionários nos órgãos da administração municipal. As medidas passam a valer desde a data de publicação e serão revistas em quinze dias, de acordo com o cenário epidemiológico da capital. O novo decreto foi publicado diante do aumento de casos de Covid-19.

Confira como fica o funcionamento do comércio em Goiânia

Bares, restaurantes, lanchonetes, pit dogs, food trucks, casas de espetáculo, boates e congêneres – Devem funcionar com 50% da capacidade, com público máximo de 500 pessoas, resguardando distância de 1,5 m entre as mesas. O consumo de alimentos e bebidas é autorizado apenas para consumo nas mesas. Som mecânico e ao vivo, bem como brinquedotecas, podem funcionar. Pista de dança está proibida.

Shopping centers, galerias, centros comerciais, celebrações religiosas, quadras e ginásios, clubes recreativos, Mercado Popular, salões de beleza e barbearias, Parque Mutirama, zoológico, cinemas, teatros e circo – Podem funcionar com 50% da capacidade. O Mercado Popular tem autorização para manter música ao vivo.

Eventos sociais e corporativos – Podem acontecer com 50% de capacidade do local e, no máximo, 500 pessoas, todas sentadas. Os eventos que foram autorizados pela prefeitura antes da publicação do decreto serão revistos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Estão proibidos- Pré-Carnaval, Carnaval e boates.

 

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp