Moradores de Faina, município do interior de Goiás, estão sem água há quase um mês. Para manter as necessidades básicas como: se hidratar, preparar alimentos e tomar banho, alguns optaram por comprar galões de água. Já as roupas são lavadas a moda antiga, na beira do rio.
Segundo a dona de casa Alice Santos, moradora do bairro Central, o município está sem água a quase um mês. Quem não tem poço artesiano em casa, precisa comprar ou ir até o rio para pegar água.
“Ficamos mais de 15 dias sem água, mas era sem água de tudo mesmo. Em outros setores não tem água há quase um mês. Meu marido estava comprando galão de água para a gente banhar, para fazer comida. Lá na igreja Assembleia tem um poço aí o pastor estava deixando a igreja aberta, para o pessoal ir lá pegar água e tomar banho. Para lavar rouba a gente está indo para a beira do rio”, contou Alice.
Desde está segunda-feira (18/1), o abastecimento ocorre apenas entre às 7h da manhã e às 15h30.
“Agora só tem água durante a manhã, quando dá 15h30 acaba, aí quando eu ouço a água cair na caixa já encho os baldes. Antes de acabar, aí já dou descarga, lavo as vasilhas. E guardo o restante, porque não sei se amanhã vai ter” explicou a moradora.
Em algumas casas a água chega inapropriada para o consumo. Um vídeo enviado para o Diário do Estado, outra moradora reclama: “Além de não está subindo água para a caixa, tem que pegar água na mangueira, olha a cor desta água. Isso aqui é Faina gente! ”
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)
Resposta
Para o Diário do Estado, a prefeitura do município disse que o desabastecimento é comum na região e que isso se dá devido à planejamento de gestões anteriores. Mas afirma que obras estão sendo realizadas para melhorar o cenário.
Já o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), disse que não houve registro de desabastecimento.