Guarda Civil Metropolitano vai poder multar motoristas em Goiânia

Um convênio entre o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) e a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) foi criado para reforçar a fiscalização no trânsito e desenvolver atividades que promovam a segurança dos usuários nas vias.

Com a nova parceria, a GCM poderá aplicar multas e até programar operações. O documento assinado na manhã desta terça-feira (15) tem validade de 60 meses.

Segundo o presidente da autarquia estadual, Marcos Roberto Silva, o Detran irá orientar a guarda para realizar fiscalização e policiamento de trânsito urbano.

Porém, para realizar os procedimentos, os agentes deverão passar por capacitação específica para o trânsito e serem credenciados. Para ele, a parceria ajudará Goiânia a enfrenta os problemas de trânsito, provocados principalmente pelos mais de 1,28 milhão de veículos.

“A expectativa é que a GCM venha somar aos esforços que o Detran tem envidado no sentido de promover o compartilhamento seguro das vias. Temos investido na formação do condutor, na difusão da educação de trânsito e na engenharia de tráfego”, pontua. No total, são um pouco mais de 1 mil agentes na ativa.

Tarefas

O convênio prevê ainda a realização de ações educativas e de prevenção de conflitos no trânsito. Caberá à Guarda Municipal, por exemplo, coletar e tabular dados estatísticos sobre acidentes no perímetro urbano, planejar ações visando a redução de acidentes, além de organizar e participar em conjunto com o Detran de campanhas voltadas à educação de trânsito.

As atividades de fiscalização e operações voltadas ao trânsito serão acompanhadas pelo órgão, que também será o responsável pelo fornecimento do talonário de Auto de Infração de Trânsito. As autuações dos motoristas infratores serão geridas pela autarquia, que notificará as autuações e penalidades

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp