Os passageiros que optarem pelo pagamento de viagens feitas pelo Uber deverão enviar uma selfie. A medida faz parte de uma estratégia para aumentar a segurança da plataforma, empresa e usuários. A foto deverá ser enviada antes da solicitação do transporte. A medida está em fase de testes e valerá apenas para parte das pessoas que utilizam o serviço sem fornecer informações do cartão de crédito ou débito.
Segundo a plataforma, o envio das imagens faz parte de uma das solicitações mais sugeridas por motoristas. A foto, no entanto, não servirá para identificação dos passageiros pelos condutores nem pela empresa, que descarta verificação biométrica. A selfie passará a integrar um bando de dados que será encaminhada às autoridades, caso necessário.
“A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo. A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos”, ressalta a gerente de Operações para Segurança da plataforma, Araceli Almeida.
Com a informação, a ideia é tentar reduzir a criminalidade ao identificar previamente o solicitante da corrida. A novidade chega após o anúncio de outras duas funcionalidades. Em uma delas, o motorista pode decidir se aceita a viagem a partir do local de destino do passageiro e a segunda é a integração da plataforma com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, permitindo o acionamento de emergência através de um botão disponível no aplicativo.