Press "Enter" to skip to content

A quatro dias das eleições, Lula derrota Bolsonaro em todas as pesquisas

Última atualização 28/09/2022 | 11:43

A quatro dias das Eleições 2022, a polarização entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) na disputa pela presidência da República se mostra mais presente do que nunca. De acordo com nove pesquisas diferentes, o petista leva vantagem em relação ao atual presidente, no levantamento de intenções de voto. Além disso, algumas apontam vitória lulista ainda no primeiro turno.

Pesquisas sobre Eleições

A pesquisa com maior diferença entre os dois principais candidatos à presidência nestas Eleições é a Ipec. No mais recente levantamento, com entrevistas entre 25 e 26 de setembro, Lula alcançou 48% das intenções de voto, contra 31% de Bolsonaro. A Datafolha tem situação semelhante, com 47% de Lula e 33% de Bolsonaro. Tais entrevistas tiveram coletas de 20 a 22 de setembro.

Na Genial/Quaest e no Ipespe, Lula possui 46%. No entanto, na primeira pesquisa Bolsonaro surge com 33%, enquanto na segunda ele tem 35%. No BTG/FSB e no PoderData, o cenário é parecido. Lula está com 45% em ambas, mas Bolsonaro soma 35% na primeira e 36% na segunda.

Entre as principais pesquisas das Eleições 2022, aquela em que Lula ficou com a menor porcentagem de intenções de voto é a Paraná Pesquisas. No levantamento em questão, o petista figura com 42,7%, contra 36,4% de Bolsonaro. Vale ressaltar que, no período pré-eleitoral, o Partido Liberal, de Bolsonaro, pagou R$ 2,7 milhões ao Instituto Paraná Pesquisas.

Em contraste, a pesquisa na qual Lula ostentou maior porcentagem foi a Atlas, com 48,3% das intenções de voto; Bolsonaro somou 41%. Por fim, a CNT/MDA colocou Lula com 43,4%, contra 34,8% de Bolsonaro.

Levando em conta os votos válidos, Lula ultrapassa os 50% mais um no Ipec, Datafolha, Genial/Quaest e Ipespe. Nesses panoramas, o petista ganharia as Eleições ainda no primeiro turno. Além disso, ele tem 49,5% das intenções de votos válidos na Atlas. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, existiria a chance de ele vencer sem segundo turno, de acordo com o levantamento em questão.