Press "Enter" to skip to content

Aparecida de Goiânia: com escalonamento, município atinge 50% de isolamento

Nos quatro primeiros dias de abril, Aparecida de Goiânia registrou índices de isolamento social de 46% a 50%. Os dados são das 5 maiores operadoras de telefonia móvel do Brasil (Claro, TIM, Oi, Vivo e Algar) que disponibilizam para as prefeituras e governos estaduais, auxiliando no monitoramento da mobilidade das pessoas durante a pandemia. Durante o feriado da Semana Santa, de 1 a 4 de abril, a cidade teve seu ápice do isolamento no domingo de Páscoa, 4, com índice de 50%, isso representa que metade da população local optou por ficar em casa. A expectativa é que a porcentagem seja mantida nos próximos dias.

Os dados, que verificam o deslocamento de pessoas a partir das torres de telefonia, apontam que de 1 a 4 de abril Aparecida teve índices diários de isolamento social de 46%, 48%, 48% e 50%, respectivamente. Nesses mesmos dias Goiânia atingiu 42%, 47%, 46% e 48%.  Em Goiás, os dados apontam índices de 48%, 50%, 50% e 51% no mesmo período. 

“Os números demonstram que a população de Aparecida está aderindo ao isolamento social. Praticamente metade das pessoas ficaram em casa neste fim de semana e isso é muito importante para deter o avanço do novo coronavírus no município e proteger mais as pessoas.”, pontua o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Ele relembra que desde o último 1º de março Aparecida suspendeu todas as atividades não essenciais e no dia 15 iniciou o isolamento social intermitente por escalonamento. “Esta estratégia já tinha sido adotada na cidade entre os meses de junho a agosto de 2020 e na ocasião obteve a adesão de 98% da sociedade, alcançando índices de isolamento social de 48% no meio de semana e picos de 51% aos sábados e domingos. Agora, estamos repetindo essa marca e queremos até suplantá-la, se possível, para preservarmos vidas. Contamos com o apoio de todos os que habitam e trabalham em Aparecida”, declara o secretário. 

Aparecida está dividida em 10 macrozonas e cada uma delas fecha, de acordo com o cenário atual, duas vezes de segunda a sexta-feira, inclusive os serviços essenciais, enquanto no final de semana toda a cidade fecha os comércios não essenciais.

No município, a pandemia está no nível alto (laranja). A cidade possui 964 casos ativos da doença que estão hospitalizados ou sendo monitorados pela equipe de Telemedicina. Além disso, a taxa de ocupação desses leitos intensivos na rede pública de Saúde está em 80%.