Press "Enter" to skip to content

As 10 festas populares realizadas em Goiás

Por: Estefhanny Garcia

 

O estado que fica no coração do país, acumulou ao longo dos séculos uma infinidade de elementos e tradições responsáveis por criar a identidade do estado. No solo goiano pulsa um pouco da história dos vários povos que construíram o estado, dando origem a uma cultura tão rica e diversificada.

 

10 – Cavalhadas 

As Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás é considerada a festa mais antiga do estado, segundo o pesquisador Jacy Siqueira. Essa tradição bicentenária, é comemorada em outros 10 municípios: Pirenópolis, Palmeiras de Goiás, Jaraguá, Crixas, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás e Pilar de Goiás. As cavalhadas encenam batalhas medievais entre cristãos e mouros, ocorridas em meio à ocupação moura na Península Ibérica (século IX ao século XV). Durante três dias, dois exércitos, com 12 cavaleiros cada, fazem as apresentações, simulando lutas com auxilio de coreografias bem orquestradas. Além disso os personagens conhecidos como Mascarados saem as ruas fazendo algazarra. A comemoração ocorrem entre julho e setembro, logo após as festas do divino espirito santo.

 

9 – Congada de Catalão

A festividade realizada a mais de 125 anos é dividida em duas partes, a religiosa, com missas, procissão e reza de terço; e a parte folclórica, com apresentações de músicas, danças e a visita dos moradores pioneiros as casas. A festa começa com ternos de congos, que são grupos de dançarinos reunidos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário em catalão. Após a alvorada, os cantores saem pelas ruas, durante toda a semana acontecem a novena e a visitação. A Congada de Catalão tem abertura no segundo domingo de outubro, o ritual de origem africana era realizado inicialmente apenas por integrantes da irmandade do Rosário, atualmente a festividade reúne cerca de 1,3 mil pessoas.

 

8 – Festa do Divino Pai Eterno 

A Festa do Divino Pai Eterno, em trindade, é uma das festividades mais populares do estado e reúne todos os anos fieis de todo o Brasil, e até de outros países. A romaria teria começado em 1840, no Arraial de Barro Preto, que deu lugar ao município, na época moradores encontraram uma medalha de barro, onde estava representada a Santíssima Trindade coroando nossa senhora. O ocorrido levou varias pessoas ao local, com o tempo surgiu a romaria. A romaria de Carros de Boi do Divino Pai Eterno de trindade foi reconhecida como patrimônio cultural brasileiro, em 2016. A festividade ocorre entre a última semana de junho e o primeiro domingo de julho.

 

7 – Procissão do Fogaréu

A procissão do Fogaréu acontece há mais de 260 anos na cidade de Goiás, antiga capital do estado, por ocasião da semana santa. Com uma mistura de Religiosidade e folclore, o ritual teria chegado ao Arraial de Sant’Anna – que deu origem a cidade durante a exploração do ouro pelos portugueses. À meia-noite da chamada quarta-feira das trevas, 40 farricocos, encapuzados, entoam canções oitocentistas, eles seguem o percurso que passa pela Igreja da Boa Morte, Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Igreja do Senhor dos Passos. No inicio da procissão, todas as luzes da cidade se apagam. A Procissão do Fogaréu está repleta de simbolismo, o principal deles é representar a perseguição a Jesus Cristo.

 

6 – Exposição Nacional de Orquídeas 

Uma festa de cores, formas, aromas e muita beleza. Assim é a Exposição Nacional de Orquídeas, que geralmente ocorre no terceiro final de semana de maio em Piracanjuba, todos os anos o evento reúne colecionadores e vendedores de Orquídeas de todo o Brasil e também de outros países. A mostra conta com cerca de 50 expositores e exibe em média 25 mil flores com origens variadas.

 

5 – Festa de Nossa Senhora do Pilar

A festa em louvor a Nossa Senhora do Pilar, em Pilar de Goiás, atrai fieis de todas as regiões do país e conta com uma programação que inclui missa cantada, procissão, novena, desfile cívico e cavalhadas. A festa é realizada no início de setembro, próximo ao dia 8.

 

4 – Festa de São Sebastião 

A festa de São Sebastião surgiu no século 19, em Silvânia, a comemoração tem início na segunda quinzena de julho. Em dez dias de evento, são realizadas novenas, folia e procissão luminosa além de bingos, leilões e barraquinhas que comercializam diversos produtos.

 

3 – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica)

Realizado pelo Governo do Estado de Goiás, o festival tem como objetivo estimular a criação de filmes voltados para a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo, o evento movimenta os diversos setores de cultura goiana e realiza uma programação paralela, com diversas atividades educativas, fóruns, oficinas e apresentações musicais. A festa ocorre em junho, no mês internacional do meio ambiente.

 

2 – Mostra Nacional de Teatro de Porangatu 

Como mecanismo de valorização das artes cênicas, o Governo do Estado realiza a Mostra Nacional de Teatro de Porangatu, na região norte do estado. São apresentados espetáculos teatrais regionais e peças com grupos de expressão nacional. Simultaneamente, o público pode contar com uma programação musical variada e tudo gratuitamente.  A mostra acontece geralmente em novembro.

 

1 –  Canto da Primavera

Trata-se de uma mostra da música brasileira nos seus diferentes gêneros, do erudita ao sertanejo, do rock ao popular, com destaque claro para as criações regionais. A primeira edição das mostra levou a Pirenópolis um público estimado em 25 mil pessoas, a festa foi inclusa ao calendário goiano de festas em novembro de 2000.