Press "Enter" to skip to content

As 10 mulheres mais influentes do mundo em 2020

Por Lígia Saba 

Com o passar dos anos, mesmo com o sistema machista que ainda vigora na maior parte do mundo, no qual as mulheres encontram maiores dificuldades para se destacarem no mundo dos negócios do que os homens, muitas dessas mulheres conseguiram vencer obstáculos e conquistarem cargos e postos renomados e de influência. Cada dia mais, espaços de decisão estão nas mãos de mulheres competentes, criativas e que estão interferindo diretamente nos caminhos que o mundo e as sociedades tem tomado. Pensando nisso, com base em dados divulgados pela Forbes, preparamos uma lista com as 10 mulheres mais poderosas e que mais exerceram influência sobre o mundo no decorrer do ano de 2020.

10. Gail Boudreaux

Gail Koziara Boudreaux é uma empresária e atleta norte americana. Na faculdade, ela foi uma jogadora de destaque do time de basquete Dartmouth Big Green Women’s de 1978 a 1982. Mais tarde, ela atuou como executiva de várias empresas como Aetna, BlueCross BlueShield de Illinois e UnitedHealth Group. Atualmente como 61 anos, Gail exerce o cargo de presidente e CEO na empresa Anthem.

9. Abigail Johnson

Abigail Pierrepont Johnson é uma empresária norte-americana de 59 anos, presidente da Fidelity Investments Personal and Workplace Investing.

8. Ana Patricia Botín

Ana Patricia Botín é uma banqueira espanhola de 60 anos. Em 10 de setembro de 2014, foi nomeada presidente executivo do Grupo Santander, cargo que ocupa até hoje, sendo a quarta geração da família Botín a exercer esta função.

7. Nancy Pelosi

Aos 81 anos, Nancy Pelosi é uma política norte-americana, filiada ao Partido Democrata, e que desde janeiro de 2019 a preside a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.

6. Mary Barra

Mary Teresa Barra é uma empresária norte-americana, que ocupa o cargo de Diretora Executiva e Presidente da General Motors Company. Está na posição de CEO desde 15 de janeiro de 2014, tendo sido a primeira mulher a ser CEO de uma grande montadora global.

5. Melinda Gates

Melinda Gates é uma cientista da computação, ex-funcionária da Microsoft, além de co-fundadora e co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates.

4. Ursula von der Leyen

Ursula Von der Leyen, é uma política alemã de 62 anos, atual presidente da Comissão Europeia, cargo que ocupa desde 2019. Von der Leyen é filiada à União Democrata-Cristã, partido de centro-direita do qual é uma das vice-presidentes.

3. Kamala Harris

Kamala Devi Harris é uma advogada e política norte-americana de 56 anos, que atualmente ocupa o cargo de 49.° vice-presidente dos Estados Unidos.

2. Christine Lagarde

É uma advogada, economista e política francesa filiada ao partido Os Republicanos, que exerce as funções de Presidente do Banco Central Europeu desde Novembro de 2019.

1. Angela Merkel

Angela Dorothea Merkel é uma política alemã, de 66anos, e atual chanceler do país, cargo que ocupa desde 2005. Também foi líder do partido de centro-direita União Democrata-Cristã de 2000 a 2018. Ela já foi descrita como a líder de fato da União Europeia, como a mulher mais poderosa do mundo e como a “líder do Mundo Livre”.