Press "Enter" to skip to content

As 10 paisagens naturais mais bonitas do mundo

Por Lígia Saba 

A Terra conta com inúmeras paisagens que parecem cenas de filme ou pinturas, porém são lugares reais. Essas lindas paisagens se formaram com o passar de milhões de anos, devido a processos de erosão e glaciação ou foram transformadas pela erupção de vulcões. Nesse contexto, cofira abaixo uma lista com 10 das mais bonitas e inacreditáveis paisagens ao redor do mundo.

10. Pedras Deslizantes

As rochas deslizantes de Racetrack Playa são um fenômeno geológico, que ocorre no lago seco chamado Racetrack Playa do Parque Nacional Vale da Morte no estado da Califórnia (Estados Unidos), onde pedras de dimensões variáveis, são encontradas com um rastro de movimento atrás de si marcado no solo sem sinal de intervenção humana ou animal.

9.  Lago Hillier

O lago, uma das maravilhas naturais da Austrália, tem uma característica tão distinta do restante do arquipélago que fica difícil para quem sobrevoa o local não tomar conhecimento: sua cor rosa, num tom bastante extravagante. A cor da água é permanente, uma vez que não se altera nem quando a água é recolhida num recipiente. O lago tem cerca de 600 m de comprimento e é rodeado por uma borda de sal branco e uma floresta densa de melaleuca e eucalipto.

8. Bacia Badwater

A Bacia de Badwater é uma bacia endorreica no Parque Nacional do Vale da Morte, Vale da Morte, Condado de Inyo, Califórnia, conhecido como o ponto mais baixo da América do Norte, com uma profundidade de 86 m abaixo do nível do mar.

7. Anfiteatro Bryce

O Parque Nacional de Bryce Canyon é um parque nacional dos Estados Unidos, localizado no sudoeste do estado de Utah. Apesar do seu nome, Bryce não é propriamente um canyon, mas sim um grande anfiteatro natural formado por erosão. Bryce destaca-se pelas suas estruturas geológicas únicas, chamadas chaminés de fada, que se formaram pela erosão causada pelo ação do vento, da água e do gelo.

6. Buraco da Floresta Tropical

Localizado no Parque Nacional Jaua-Sarisarinama, na Venezuela, trata-se de um enorme precipício, raro em florestas tropicais como a Amazônia, é uma depressão natural da superfície da Terra.

5. Reserva Natural Tsingy

A Reserva Natural Integral do Tsingy de Bemaraha fica na costa Oeste de Madagáscar e é próxima às cidades de Morondava e Antsalova. Devido a sua geografia única, florestas de mangal preservadas, lémures e pássaros selvagens foi declarada Património Mundial da UNESCO em 1990.

4. O Grande Buraco Azul

Trata-se de um dos maiores buracos azuis do mundo. Fica localizado há quase 70 quilômetros mar adentro da Cidade do Belize. Com forma de um círculo perfeito, tem pouco mais de 300 metros de largura e atinge 124 metros de profundidade.

3. Pirâmide Ball

A Pirâmide de Ball é uma agulha vulcânica e roca que forma um ilhéu desabitado no mar de Tasman, no sudoeste do oceano Pacífico dentro da região da Austrália, e que resta da erosão de um antigo vulcão em escudo e da caldeira que se formou há 7 milhões de anos.

2. Lago Crater

O Lago Crater fica no sudoeste do estado norte-americano do Oregon, próximo de Klamath Falls. Com quase 600 m de profundidade, este lago situa-se na caldeira de um vulcão já extinto. Desde 1902 este lago faz parte do Parque Nacional do Lago Crater, uma atração turística dos Estados Unidos. Suas águas estão entre as mais límpidas dos Estados Unidos, e tem aproximadamente 8 por 9,6 quilômetros de largura, e uma profundidade média de 350 m e máxima de 597 m, o que o converte no lago mais profundo dos Estados Unidos e o segundo mais profundo da América do Norte.

1. A Onda

A área conhecida como Paria Canyon-Vermilion Cliffs Wilderness, que o Arizona divide com o estado de Utah e abriga a formação geológica batizada de “The Wave” (A Onda). A visão é surreal e lembra o mar em movimento, mas na coloração ocre do arenito, a rocha sedimentária que forma a paisagem da região. Criadas por erosão ao longo de milhões de anos, suas ondulações estão situadas entre lindas montanhas e são o cenário ideal para fotografias, embelezadas pelo céu azul quase sempre presente na região.