Press "Enter" to skip to content

As 10 piores catástrofes naturais da história

Um perigo natural é um evento que ocorre naturalmente e representa uma ameaça à vida humana ou à propriedade. Ao longo de milhares de anos o planeta enfrenta – e enfrentou –  grandes desastres, que mudaram a forma de viver e até mesmo ecossistemas, dependendo de sua intensidade. A interferência direta do ser humano na natureza, tem feito com esses desastres tendam a aumentar em quantidade, segundo relatório da ONU. Confira abaixo uma lista com 10 das piores e mais famosas catástrofes naturais da história da humanidade.

10. Terremoto em São Francisco (1906) 

O violento terremoto ocorreu às 5:14 horas da manhã no dia 18 de abril de 1906 em São Francisco, com magnitude estimada média de 8.0 na Escala de Richter. O desastre provocou a destruição de cerca de 80% da cidade, os dados apontam cerca de três mil mortos e 225 mil desabrigados.

9.  Terremoto / Tsunami no Oceano Índico (2004)

O sismo e tsunami do Oceano Índico de 2004 foi um terremoto/sismo submarino que ocorreu às 00h58min53 UTC de 26 de dezembro de 2004, com epicentro na costa oeste de Sumatra, na Indonésia. Os dados apontam que ao todo foram cerca de 230.000 mortos.

8. Inundação do Rio Amarelo na China (1887)

O Rio Amarelo é também chamado de Huang He e Huang Ho e é o segundo rio da China mais longo e estando em sexto lugar entre os maiores do mundo.  No final da década de 1880, o rio estava precariamente situado muito acima da maior parte da terra ao seu redor. Quando as fortes chuvas inundaram o rio em setembro de 1887, a água espalhou-se sobre os diques nas terras baixas circundantes, inundando cerca de 12 949 quilómetros quadrados. O número estimado de mortos da inundação é de 900.000.

7. Terremoto Tangshan na China (1976)

O terremoto de Tangshan de 28 de julho de 1976 foi o mais grave terremoto que afligiu o mundo moderno em relação às vidas perdidas, tendo sido registados 7,5 graus na escala de Richter. Atingiu a cidade da Tangshan, na República Popular da China às 3h52 horas da manhã, matando 242 419 pessoas, de acordo com os dados oficias, mas segundo algumas fontes esse número está estimado como sendo três vezes maior.

6. Ciclone de Bhola na índia (1970)

O ciclone de Bhola em 1970 foi um ciclone tropical devastador que atingiu o Paquistão Oriental e Bengala Ocidental, na Índia em 12 de novembro de 1970. O ciclone foi o sistema tropical mais letal já registrado e também um dos desastres naturais mais mortíferos nos tempos modernos. O fenômeno se formou no golfo de Bengala e foi em direção ao Paquistão Oriental, onde matou em média meio milhão de pessoas.

5. Terremoto Shaanxi na China (1556)

O sismo de Shaanxi ou sismo do Condado de Hua é um dos terremotos mais mortífero da história recente, no qual morreram aproximadamente 830 000 pessoas. Ocorreu na manhã do 23 de janeiro de 1556, em Shaanxi, na China. Ao todo mais de noventa e sete condados foram afetadas.

4. Furacão Katrina nos EUA (2005)

O furacão Katrina foi uma tempestade tropical que alcançou a categoria 3 da escala de furacões de Saffir-Simpson em terra firme e categoria 5 no oceano Atlântico. Um dos desastres naturais mais conhecidos por ser televisionado, o Furacão Katrina surgiu como uma tempestade no Golfo do México e atingiu 7 estados americanos causando cerca de 1800 mortes. As consequências dos fortes ventos foi sentida também nos dias seguintes a catástrofe, pois a barragem da cidade de Nova Orleans foi prejudicada, causando uma enchente na cidade e afetando a economia local.

3. Terremoto no Haiti (2010)

O sismo do Haiti de 2010 foi um terremoto catastrófico que teve seu epicentro na parte oriental da península de Tiburon, a cerca de 25 km da capital haitiana, Porto Príncipe, foi registrado às 16h53m10s do horário local, na terça-feira, 12 de janeiro de 2010. Presente até mesmo em livros de História Contemporânea, o sismo no Haiti de 2010 causou comoção internacional por devastar o país localizado na América Central. Com intensidade de 7 na escala Richter, os tremores tiraram a vida de aproximadamente 200 mil pessoas e levaram milhão e meio de habitantes a ficar desabrigados.

2. Terremoto e Tsunami no Japão (2011)

Um dos maiores terremotos em intensidade, o sismo de 9 graus na escala Richter se tornou um tsunami com ondas de 4 metros que destruíram o litoral nordeste do Japão. O impacto foi tamanho que atingiu cerca de 20 países na sua passagem, deixando mais de 18,5 de mortos e milhares feridos.

1. Inundação do Rio Amarelo na China (1931)

A Grande Inundação do Rio Amarelo 1931 é considerada um dos piores desastres naturais já ocorridos em todos os tempos, em número de vítimas fatais. O segundo rio mais longo da China, Rio Amarelo, pela presença de impurezas em suas águas, inundou, chegando a uma marca de 4 milhões de mortos. A inundação causada por uma cheia do rio não somente afetou todo o país pela destruição, mas também pelas consequentes doenças que surgiram.