Press "Enter" to skip to content

As 10 plantas mais venenosas no mundo

Por: Estefhanny Garcia

Todo mundo adora plantas, cada pessoa gosta de um tipo de flor, árvore, com suas cores e formatos preferidos. As plantas desta lista podem até ser lindas, mas são venenosas e perigosas podendo causar a morte se forem ingeridas ou terem contato.

 

10 – Nerium Oleander (Oleandro)

Todas as partes da bela planta conhecida como Oleandro possuem toxinas, sendo as duas mais fortes a oleandrina e a neriine, que afetam drasticamente o coração, o veneno da planta é tão forte que se você comer o mel produzido por uma abelha que coletou o néctar da planta você pode morrer. Devido sua beleza, a planta passou a ser cultivada com propósitos decorativos, por instinto os animais costumam se afastar da planta, e uma única folha é capaz de matar uma criança.

 

9 – Ageratina Altíssima (white snakeroot)

É uma planta nativa da América do Norte e uma das mais venenosas do mundo. Suas flores são brancas e depois de desabrocharem liberam pequenas sementes fofas que são carregadas pelo vento. Apesar de bela a planta possuí um alto teor de tremetol (Uma substancia que mata pessoas indiretamente). Quando a espécie é comida pelo gado, a toxina é absorvida pelo leite e carne. Então quando os seres humanos se alimentam dos derivados do animal ou bebem de seu laticínio, o componente entra no corpo e causa a chamada “Doença do Leite”, que é extremamente fatal.

 

8 – Actaea pachypoda (Olho-de-Boneca)

A Olho-de-Boneca, pode até parecer simpática, mas é muito perigosa, Nativa da América do Norte, essa planta florida que mede apenas 1cm de diâmetro e tem pequenas frutinhas brancas com uma pequena mancha preta, é muito semelhante ao objeto que lhe da o nome. Ainda que a espécie tenha sido considerada danosa ao homem, a maior parte de suas toxinas ficam nos frutos. Muitas crianças já foram vitimas da planta, porque além de bela os frutos são doces. A baga contem uma toxina chamada carcinógeno, que possui um efeito sedativo, quase que de imediato no musculo cardíaco do ser humano e causa a morte rápida.

 

7 –  Brugmansia Suaveolens (Trombeta-de-Anjo)

Essa é uma planta nativa da América do Sul, e pode ser encontrada em varias regiões do Brasil. O nome trombeta-de-Anjo se deve ao formato de pendulo da flor que possui colorações brancas e amarelas. Com tamanho entre 14-50cm, todas as partes da planta são consideradas tóxicas e narcóticas, ela contem alcaloides tropânicos como escopolamina, atropina, hiosciamina. Mesmo sabendo dos perigos, muitas pessoas ingerem um chá feito com as flores como um potente alucinógeno. Em geral que brinca com a Trombeta-de-Anjo acaba tendo uma overdose e morrendo ou sofrendo de paralisia muscular, taque cárdia, confusão, midríase, alucinações visuais e auditivas.  Mas a especie também possui propriedades medicinais, como cardiotônica e anticonvulsivante.

 

6 – Strychnos nux-vomica (Noz-vómica ou Fava-de-santo-inácio)

A Noz-Vómica é uma planta de porte mediano nativa da Índia e do sudoeste da Ásia. Seus pequenos frutos arredondados (parecidos com laranjas) são altamente perigosos, pois contem os alcaloides venenosos estricnina e brucina, com apenas 30mg  desses componentes é possível matar um adulto de forma violenta e dolorosa, causando convulsões e estímulos simultâneos no gânglio sensorial da espinha. No entanto a planta também possui propriedades medicinais para combater paralisia, neurastenia, sintomas de uso de entorpecentes.

 

5 – Taxus Baccata (Teixo)

 

Nativo da Europa, Ásia, e África, o teixo produz um belo fruto vermelho emacio que protege suas sementes, por sorte essa é a única parte da planta que não contem veneno possibilitando que os pássaros se alimentem das cascas e espalhem as sementes sem se infectarem. Uma dose de 50mg de Teixo é fatal para o homem, causando dificuldades respiratórias, tremor muscular, convulsão, desmaio e parada cardíaca. Em casos de intoxicação severa, a morte acontecer de forma tão rápida que não da tempo de todos os sinais serem apresentados.

 

4 – Aconitum (wolfsbane)

Também conhecida como “Capacete-do-Diabo”, o aconitum é uma espécie da família Ranunculacae, essas plantas são nativas das regiões montanhosas do hemisfério norte e possuem uma grande quantia do alcaloide pseudaconitina, que é usada nas pontas das flechas do povo Ainu no Japão. Casso ocorra ingestão, a pessoa sofre queimaduras abdominais e nos membros do corpo, em grandes doses a morte pode ocorrer de 2 a 6 horas, bastando apenas o consumo de 20mg para por fim a vida de um humano adulto. Uma curiosidade sobre a planta é que ela é mencionada na mitologia e em contos de lobisomens, em que são usadas para afastar as criaturas ou reverter o estagio de transformação independentemente da fase da lua.

 

3 – Arbus Precatorius (Ervilha do Rosário) 

Também conhecida como “olho de caranguejo” é uma plantinha que pode atingir os 60 cm e possui flores papolíacias de cor violeta agrupadas em cachos. Em geral elas nascem junto aos troncos de árvores e pertencem originalmente as regiões da Indonésia, mas podem ser encontradas em diferentes lugares do mundo. O veneno que a ervilha do rosário tem, o abrin, é muito parecido com a ricina de outras plantas tóxicas, no entanto as substancias encontradas na planta é 75 vezes mais fortes, portanto a dose letal é muito letal, são necessárias 3 microgramas para matar um homem adulto.

 

2 – Atropa Belladonna (beladona)

Também chamada de “Cereja do Inferno”, a beladona é nativa da Europa, África e Ásia Ocidental. Rica em um alcaloide chamado tropano, a espécie pode causar delírio e alucinações, outros indícios do envenenamento pela planta inclui a perda da voz, boca seca, dor de cabeça, dificuldades respiratórias e convulsão. Toda a planta é danosa, mas seus frutos são os mais perigosos, uma vez que são saborosamente doces e costumam atrair crianças, são necessárias de 10 a 20 cerejas para matar um adulto, mas basta apenas uma folha onde as toxinas são mais concentradas para matar um homem.

 

1 – Ricinus Communis (mamona)

Essa planta que pode ser encontrada em qualquer matagal brasileiro tem uma grande quantidade da toxina ricina. Uma semente crua de mamona é suficiente para causar uma morte sofrida, agonizante e repleta de dores, os primeiros sintomas da intoxicação aparecem logo nas primeiras horas depois do envenenamento, o que inclui a sensação de queimação na garganta e nos olhos, dores abdominais, bem como diarreia e vômito com sangue é um processo incontrolável e só termina após a morte por desidratação. Os seres humanos são os mais sensíveis em relação as sementes, precisando apenas de 4 para matar um adulto, 11 para matar um cachorro e 80 para matar um pato.