Press "Enter" to skip to content

As 10 raças de cachorro mais inteligentes

Por Lígia Saba

Que o cachorro é o melhor amigo do homem todo mundo já sabe, mas será que existem alguns que são mais inteligentes que os outros? Nós preparamos uma lista com as 10 raças mais inteligentes do mundo, vem conferir se o seu pet faz parte dela!

10. Australian Cattle Dog

A raça, oriunda da Austrália, é utilizada desde sua origem para auxiliar no pastoreio do gado bovino. É um cão pastor, com muita energia e considerado eficiente e rústico.

9. Rottweiler

A raça foi desenvolvida na Alemanha e é tido como um ótimo cão de guarda, por ser bastante protetor e leal.

8. Papillon

Leal, carinhoso e protetor, o Papillon é bastante agitado, e raramente precisa de mais de um comando para absorver informações.

7. Labrador Retriever

Originária do Canadá, mas desenvolvida na Inglaterra a raça era originalmente utilizada  para a caça de aves aquáticas. Assim como o Golden, o Labrador Retriever é muito dócil e inteligente, ideal para o convívio com crianças, e também faz parte das raças treinadas para servirem de cão-guia, cão de guarda e farejadores.

6. Pastor de Shetland ou Sheltie

É um cão de pastoreio e acredita-se que a raça tenha sido usada com a função de afastar pássaros dos rebanhos de ovelhas, hábito que até hoje se perpetua nos Sheltie, que ainda costumam perseguir pombos e outros tipos de aves.

5. Doberman

Raça de cães do grupo pinscher, oriunda da Alemanha, o Doberman foi a primeira raça desenvolvida especialmente para a função de proteção.

4. Golden Retriever

A raça também faz parte do grupo retriever, originária da Grã-bretanha, e que foi desenvolvida para a caça de aves aquáticas. É uma das raças mais adoradas pelos amantes de pet e tem uma capacidade de aprendizado bastante alta, sendo usado frequentemente como cão-guia para deficientes visuais.

3. Pastor Alemão

Começando o nosso Top 3 está a raça canina desenvolvida na Alemanha, e que em sua origem era utilizada como cão de pastoreio de rebanhos. Conhecido como um ótimo farejador e cão de guarda, o pastor alemão é muito inteligente e altamente protetor, utilizando hoje em dia como cão-policial.

2. Poodle

Na vice-liderança está o Poodle, também utilizado inicialmente como cão de caça a aves aquáticas, a raça tem uma alta capacidade de compreensão, e pode ser facilmente treinado tanto para ser um bom companheiro quanto para atuar como cão de alerta ou caçador.

1. Border Collie

Na primeira posição levando o título de cão mais inteligente do mundo está o Border Collie. A raça, do tipo collie, foi desenvolvida na região da Grã-Bretanha para o trabalho de pastorear o gado bovino. É considerado dócil e bastante agitado, e costuma se destacar em competições do mundo canino, como as de agilidade e para o uso no pastoreio de ovelhas.