Press "Enter" to skip to content

Gabigol é suspenso por dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping

Última atualização 25/03/2024 | 17:54

Gabigol foi suspenso por dois anos devido a uma fraude no exame antidoping. O julgamento, iniciado na semana passada, foi concluído nesta segunda-feira, 25. A Justiça Desportiva Antidopagem deliberou sobre o caso em uma sessão que durou pouco mais de duas horas. A pena terá início em 8 de abril de 2023, data da coleta realizada no CT do clube, e o jogador ficará impossibilitado de jogar até abril de 2025. Há possibilidade de recurso.

O placar do julgamento foi apertado, com 5 votos a favor da punição do atacante e 4 contra. Gabigol foi acusado de violar o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que trata da “fraude ou tentativa de fraude em qualquer parte do processo de controle”. De acordo com o código, a condenação pode resultar em suspensão de até quatro anos.

Durante a defesa, foi apresentado o testemunho do bioquímico L.C. Cameron, convocado para discutir os métodos e técnicas de detecção de doping. O depoimento de Cameron foi questionado pelos advogados de Gabriel, pela Procuradoria do tribunal e pelos auditores. Ele afirmou que, do ponto de vista da colheita do resultado, não houve violação.

A denúncia foi feita em dezembro, e a defesa enviada em 26 de janeiro, dentro do prazo estabelecido. Anexos das imagens da câmera de segurança do CT Ninho do Urubu foram incluídos para corroborar a versão do jogador.

Na primeira sessão do julgamento, realizada em 20 de março, Gabigol prestou depoimento por videoconferência, assim como outras sete testemunhas. O tribunal decidiu encerrar a sessão e retomar os debates nesta segunda-feira, também de forma virtual. Um dos argumentos da defesa destacou que o jogador realizou o exame de sangue, considerado mais eficaz.

Gabigol foi representado pela equipe do advogado Bichara Neto, conhecido por defender Paolo Guerrero em caso de doping na Fifa em 2017. O vice-presidente geral e jurídico do clube, Rodrigo Dunshee, também participou da sessão em defesa do jogador.

Relembre o caso

Gabigol foi acusado de dificultar um exame antidoping, enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, apesar de ter testado negativo. A denúncia citou atraso na realização do exame, descumprimento de instruções e desrespeito à equipe de coleta. 

O incidente ocorreu em 8 de abril de 2023 no Ninho do Urubu. O processo, conhecido como doping surpresa, foi conduzido pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Gabigol recebeu a primeira notificação em 30 de maio. 

Rodrigo Dunshee, vice geral e jurídico do Flamengo, inicialmente defendeu o jogador, seguido pela contratação do advogado Bichara Neto pela equipe do Flamengo para representá-lo.