Press "Enter" to skip to content

Atlas: Lula lidera a disputa com 53% dos votos válidos; Bolsonaro tem 47%

Na pesquisa Atlas desta segunda-feira, 24, o candidato Lula (PT) oscilou para cima e chegou a 53% dos votos válidos. O seu adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), caiu para 47%. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos, e o índice de confiabilidade é de 95%. A pesquisa obteve registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06415/2022 e custou R$ 65.000,00.

A nova pesquisa Atlas

A pesquisa do Instituto Atlas foi a mais precisa do primeiro turno das eleições 2022. No último levantamento antes da votação de 2 de outubro, os dados colocaram Lula com 50% dos votos válidos, e 41% para Bolsonaro. No resultado das urnas, Lula ficou com 48,4%, enquanto Bolsonaro terminou com 43,2%.

Na primeira pesquisa deste segundo turno, a Atlas colocou Lula com 52,4%, enquanto Bolsonaro acumulou 47,6%. Com isso, o levantamento desta semana aumentou ligeiramente a diferença entre os presidenciáveis.

Nos votos totais, Lula tem 52% contra 46,2% de Bolsonaro, com 1,8% para votos brancos, nulos e aqueles que seguem indecisos. Portanto, considerando apenas os votos válidos, o petista estacionou em 53%, enquanto o ex-capitão ficou com 47%.

A maior parte das pesquisas do segundo turno até o momento vem apontando uma pequena vantagem de Lula em relação a Bolsonaro.

Apenas a do Instituto Veritá, que errou consideravelmente nas eleições 2014 entre Dilma e Aécio Neves, a Brasmarket, a mais imprecisa do primeiro turno deste ano, e a Modalmais/Futura colocaram Bolsonaro em vantagem sobre Lula.