Press "Enter" to skip to content

Carta em defesa da democracia atinge meio milhão de assinaturas

Conforme as eleições presidenciais se aproximam, as polêmicas envolvendo o Presidente Jair Bolsonaro (PL), assim como os movimentos contra o mandatário vêm aumentando. A “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!”, por exemplo, já ultrapassou a marca de 500 mil assinaturas.

Apresentada como um manifesto em defesa da democracia e do sistema eleitoral, o documento foi organizado por alunos, professores e a diretoria da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O texto será lido no dia 11 de agosto, data em que se comemora o Dia dos Estudantes, na instituição de ensino.

Desde que foi criada, a carta se transformou em um intenso movimento contra os arroubos autoritários e golpistas de Bolsonaro. O texto é apoiado pelas mais variadas personalidades e também por entidades como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o que provocou a ira do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI).

Visivelmente incomodado pela proporção do manifesto, Bolsonaro já fez ataques ao movimento. Ele se referiu à carta como “cartinha” e, em tom irônico, publicou um manifesto de uma frase no Twitter, supostamente em defesa da democracia. Para Tales Faria, do UOL, o chefe do Executivo vê o manifesto como “ponto final” de sua campanha à reeleição.