Press "Enter" to skip to content

Catalão promove congadas até segunda-feira, 10

Última atualização 06/10/2022 | 17:06

A cidade de Catalão a 262 km de Goiânia, irá promover as congadas até a próxima segunda-feira,10. A festa, uma das mais tradicionais do estado de Goiás, contem significativas manifestações populares e conta com missas, novenas e cortejos.

A realização fica por conta da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, com apoio do governo de Goiás, que realizou investimento de R$ 249 mil por meio do Programa Goyazes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O evento também tem patrocínio da Mitsubishi Motors, novomundo.com e Enel Distribuição.

A Prefeitura de Catalão também apoia as congadas, oferecendo toda estrutura e alimentação aos 26 grupos que se apresentam. A celebração teve que ser paralisada por dois anos por conta da Covid-19 e retorna este ano como parte da 146a edição da festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário, cuja programação se iniciou dia 30 de setembro e segue até a segunda, 10.

O roteiro que compõe o evento durante todos os dias conta com missas, terços e novenas, alvoradas, cortejos e procissões. Os dias mais importantes da festa serão,9 e 10, quando será realizado os cortejos com os andores de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Reinado, e entrega da coroa.

História

A Congada de Catalão é realizada desde 1876 em Goiás. As manifestações culturais reúnem vários aspectos religiosos, como o cristianismo católico e as religiões de matriz africana, ocasionando numa tradição plural comum do sincretismo religioso brasileiro. A presença do folclore e da religiosidade que está presente nas encenações, somados com as raízes do Congo, fazem remeter à cultura da Angola, Moçambique e outras regiões do continente africano.

A importância dessas festividades no Estado, foi ressaltada pelo Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Carneiro, principalmente no aspecto de preservar no município uma cultura significativa que resgata o sentimento de fé. “Para nós, goianos, é um privilégio vivenciarmos essas manifestações tão singulares e representativas que enaltecem e fortalecem as tradições dos nossos municípios”, finaliza.

Programação:

Sábado (8/10)

17h: Cortejo com as bandeiras saindo da casa que leva o nome de Dorivan Duarte e família “in memorian” até a Praça do Rosário, onde serão hasteados os mastros

18h: Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário

Domingo (9/10)

9h: Cortejo com os andores de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Reinado e coroa saindo do Salão Paroquial de São Francisco até a Praça do Rosário

10h: Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário

19h: Missa de encerramento na Igreja Nossa Senhora do Rosário

Segunda (10/10)

15h: Cortejo seguido de entrega da coroa saindo da Igreja Matriz São Francisco até a praça do Rosário