Press "Enter" to skip to content

Cenário eleitoral nos estados: Lula lidera em 11, contra nove de Bolsonaro

Última atualização 27/08/2022 | 13:23

Todas as pesquisas envolvendo candidatos à presidência da República apontam polarização entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL). Analisando a tendência dos estados brasileiros, 11 deles estão, no momento, com números favoráveis ao ex-presidente. Já o atual presidente sustenta sua posição em oito estados, mais o Distrito Federal, sendo que cinco apresentam empate técnico e dois não tiveram informações neste mês de agosto.

Lula x Bolsonaro nos estados

Este panorama de Lula x Bolsonaro nas eleições de 2022 leva em conta as pesquisas com registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A principal força do petista está na região Nordeste, enquanto o candidato à reeleição concentra suas forças no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. O Norte está rigorosamente empatado.

Os estados em que Lula lidera são os seguintes: Amazonas, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Bolsonaro, por sua vez, está na frente no Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Os estados do Amapá, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e, por fim, Goiás, apresentam um empate técnico, considerando a margem de erro.

No entanto, pegando a média das pesquisas, Lula se sobressai por pouco no Amapá e no Espírito Santo, enquanto Bolsonaro se dá melhor em Goiás e em Santa Catarina. No Rio de Janeiro, ambos estão com exatamente 39% cada.

Por fim, os estados do Pará e de Roraima não registraram pesquisas na disputa pela presidência da República em agosto, mas os levantamentos de meses anteriores também indicam uma polarização entre Lula e Bolsonaro.

Comparação com as últimas eleições

Nas Eleições de 2018, em que Jair Bolsonaro venceu Fernando Haddad (PT) na disputa pela presidência, o panorama era diferente no primeiro turno. Naquele ano, Bolsonaro tinha números melhores em 17 estados, contra nove de Haddad. Além disso, Ciro Gomes (PDT) teve mais eleitores no Ceará, batendo os outros dois.

De lá para cá, portanto, Bolsonaro “perdeu” os estados do Amazonas e do Tocantins para seu adversário petista. Além disso, Lula conseguiu trazer para si o apoio do Ceará. Bolsonaro, por sua vez, ainda não conquistou neste ano nenhum estado que apoiou Haddad no primeiro turno de 2018.