Press "Enter" to skip to content

Chegou a hora da maior festa da democracia no país; veja o cenário em Goiás

Última atualização 01/10/2022 | 18:27

Tudo pronto para aquela que é a principal festa da democracia no país. Neste domingo, 2 de outubro, mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar e eleger o próximo presidente da República, além de governadores, senadores, e deputados federais e estaduais em todas os estados e no Distrito Federal.

A votação começa às 8 horas (de Brasília) e segue até às 17 horas. Pela primeira vez os horários foram ajustados para que todos os cidadãos, independente do fuso, iniciem e concluam o processo simultaneamente. Não há um resultado estipulado para que se conheçam os resultados oficiais das eleições, mas a previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que eles saiam mais cedo do que nos pleitos anteriores.

Em Goiás são mais de 4,87 milhões de eleitores espalhados nos 246 municípios, crescimento de cerca de 260 mil em relação ao último pleito, em 2020. Deste total, 2,55 milhões são mulheres, o que corresponde a 53% do total. Pouco mais de 5% do eleitorado está na faixa de voto facultativo, que inclui adolescentes de 16 e 17 anos, e idosos a partir dos 70 anos.

O goiano vai escolher os nomes do próximo governador, um senador, 17 deputados federais e 41 deputados estaduais em meio a mais de 1,2 mil nomes colocados à disposição dos eleitores. As últimas pesquisas eleitorais apontam vantagem do atual governador e candidato à reeleição, Ronaldo Caiado (União Brasil), que pode vencer ainda no primeiro turno. Para o Senado, a liderança é do tucano Marconi Perillo, seguido por Delegado Waldir.

O Diário do Estado (DE) acompanhou todo o processo eleitoral no Brasil, com foco em Goiás, e traz informações sobre os locais de votação dos principais candidatos do estado e também dos postulantes ao Palácio do Planalto. Ao longo do domingo, 2, vai acompanhar, em tempo real, a apuração dos votos.

Locais de votação dos candidatos ao governo de Goiás:

Ronaldo Caiado

O atual governador de Goiás e candidato à reeleição, Ronaldo Caiado (União Brasil), vota em Nova Crixás, localizada na região Noroeste de Goiás. Ele deve chegar ao local às 8h da manhã. Depois de votar, ele voltará a Goiânia para acompanhar a apuração das eleições no Palácio das Esmeraldas. Após a divulgação dos resultados pela Justiça Eleitoral, Caiado concederá entrevista coletiva à imprensa.

Gustavo Mendanha

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota) vota na Escola Estadual Jesus Conceição Leal, no Vilage Garavelo, na município que foi gestor. Ele deve comparecer ao colégio eleitoral às 8h30.

Major Vitor Hugo

O deputado federal major Vitor Hugo (PL) vota no Colégio da Polícia Militar de Goiás – Unidade Hugo De Carvalho Ramos, Jardim Goiás, em Goiânia. Ele, assim como Caiado, ainda não definiu o horário.

Wolmir Amado

O Wolmir Amado (PT) vota na Área II da PUC Goiás, que fica na rua 240, no Setor Universitário, em Goiânia. O colégio eleitoral fica atrás da Igreja São João Evangelista, no setor Leste Universitário. O candidato deve votar às 10h13 da manhã.

Cíntia Dias

A candidata Cíntia Dias (PSOL), vota no Colégio Estadual Jardim Balneário Meia Ponte, em Goiânia. Ela deve chegar ao local às 10h30 da manhã.

Professora Helga

A Professora Helga (PCB) vota na Universidade Federal de Jataí, no Campus Riachuelo, setor Samuel Graham. Ela estará na zona eleitoral às 10h.

Professor Pantaleão

O professor Pantaleão (UP) vota no Colégio Estadual Waldemar Mundim, Conjunto Itatiaia, em Goiânia. Ele estará no local às 9h.

Edigar Diniz

Edigar Diniz (Novo) vota no Colégio Fractal, no Jardim Planalto, em Goiânia. O candidato deve estar no local às 10h.

Locais de votação dos candidatos ao Senado, em Goiás:

Alexandre Baldy

Alexandre Baldy (PP) vota na Universidade Estadual de Goiás (UEG) de Anápolis pela manhã, às 8h.

Marconi Perillo

Marconi Perillo (PSDB) vota no Colégio Estadual da Polícia Militar, em Palmeiras de Goiás, sua cidade natal. A previsão é a de que Marconi compareça para votar às 8h30 da manhã.

Delegado Waldir

Delegado Waldir Rocha (PL) vota na Escola Municipal Santo Antônio, na rua Antônio Torres, no bairro Cidade Satélite São Luiz, em Aparecida de Goiânia. Ele deve comparecer ao local às 8h.

Denise Carvalho

Denise Carvalho (PD do B) vai acompanhar o Professor Wolmir Amado às 10h13 da manhã na área II da PUC Goiás. E deve chegar ao Sesc Cidadania, em Goiânia, para votar, às 11h20 da manhã.

Manu Jacob

Manu Jacob (Psol) vota no Colégio Pedro Gomes, no setor Campinas, em Goiânia. Ela deve chegar ao local às 14 horas.

As assessorias de João Campos (Republicanos), Leonardo Rizzo (Novo), Vilmar Rocha (PSD) e Wilder Morais (PL), não informaram onde os candidatos irão votar.

Locais de votação dos candidatos à presidência:

Lula

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vota em uma escola estadual, no Jardim Lavínia, em São Bernardo do Campo (SP).

Bolsonaro

Jair Bolsonaro (PL) vota em uma escola municipal na Praça Marechal Hermes, na Vila Militar, no Rio de Janeiro.

Ciro Gomes

Ciro Gomes (PDT) vota na secretaria da Saúde do estado do Ceará, na praia de Iracema, em Fortaleza.

Simone Tebet

Simone Tebet (MDB) vota em uma escola estadual no Jardim dos Estados, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Soraya Thronicke

Soraya Thronicke (União Brasil) vota em uma escola municipal na Vila Manoel da Costa Lima, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Vera Lúcia

Vera Lúcia (PSTU) vota na Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Ipiranga, na capital paulista.

Sofia Manzano

Sofia Manzano (PCB) vota em uma escola estadual na zona urbana de Candeias, em Vitória da Conquista, na Bahia.

Léo Péricles

O Léo Péricles (UP) vota em uma escola estadual no bairro Cachoeirinha, em Belo Horizonte (MG).

Felipe D’Avila

O Felipe D´Avila (NOVO) vota em um colégio no Jardim Paulista, em São Paulo, capital.

Padre Kelmon

O Padre Kelmon (PTB) vota em uma escola na zona urbana do bairro Cabula, em Salvador, na Bahia.