Press "Enter" to skip to content

Ciclone extratropical na costa leste pode trazer frente fria para Goiás

Última atualização 25/10/2023 | 16:12

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgou que a proximidade de um ciclone extratropical elevou para o nível “muito perigoso” o alerta para tempestades e vendavais nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo o Instituto, a alteração nos ventos e nas chuvas é causada por um ciclone que extratropical que passa pela costa leste da região sul do País, podendo atingir velocidade acima de 100km/h e com potencial de danificar edificações e causar queda de energia elétrica.

Por sua vez, o ciclone extratropical tem início no oceano, devido à baixa pressão atmosférica em alto mar, a partir da diferença de temperatura entre a região equatorial e as latitudes médias, quando o ar quente da região equatorial sobe e o ar frio das latitudes médias desce.

Tal fenômeno pode atingir o estado de Goiás trazendo a frente fria para o Centro-Oeste, causando um aumento na nebulosidade e pancadas de chuvas isoladas em diversas regiões do estado. O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) explica que há uma frente fria no Sul do País que vai “dar um empurrão na frente fria”.

“Só para você entender de maneira mais prática, o ciclone vai estar intensificando as características da frente fria onde a frente vai realmente passar. Aí sim, teremos bastante chuva, que é São Paulo, o Sul do país. Aqui para nós, pancadas e chuvas em áreas isoladas”, esclarece Amorim.

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) divulgou que a previsão para esta quarta-feira, 25, em Goiânia, é de nebulosidade, sol e possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas, podendo a temperatura máxima chegar a 35ºC e a umidade relativa do ar variar entre 25% a 70%.