Press "Enter" to skip to content

Com 50,8% dos votos, Lula é eleito presidente do Brasil

Última atualização 30/10/2022 | 20:00

Neste domingo, 30, os brasileiros escolheram Lula (PT) como o próximo presidente do País. A partir do dia 1º de janeiro de 2023, o petista tomará posse pelos quatro anos seguintes, acumulando o terceiro mandato no cargo. As outras vezes em que ele venceu as eleições foram em 2002 e 2006. Desta vez, ele derrotou o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), por 50,8% a 49,2% dos votos.

Lula é eleito novamente como presidente

Como as principais pesquisas presidenciais apontavam, Lula confirmou o favoritismo no segundo turno e saiu triunfante do pleito deste final de semana. Naturalmente, o petista teve a votação mais expressiva na Região Nordeste, apesar de todas as controvérsias envolvendo as operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Assim, desde a redemocratização, Lula será o primeiro presidente a conseguir três mandatos no cargo na história do Brasil. Além disso, pela primeira vez no sistema eleitoral atual, um candidato à reeleição não foi capaz de confirmar o segundo mandato consecutivo. No caso, o atual presidente em exercício, Bolsonaro.