Press "Enter" to skip to content

Começam a valer novas regras de lotação para estabelecimentos comerciais, religiosos e de lazer em Goiânia

Última atualização 16/03/2022 | 15:24

Nesta quarta (16) começaram a valer as novas regras de funcionamento de estabelecimentos comerciais de Goiânia. A partir de agora, limite de público é de 80% da capacidade de bares, restaurantes, shoppings, igrejas e casas de espetáculo. Especialmente no caso das celebrações religiosas será necessário intervalo de uma hora entre a programação para desinfecção do local. O decreto municipal também autoriza música ao vivo e funcionamento de brinquedoteca.

A alteração foi possível devido ao atual cenário da pandemia da capital. A presença de público superior ao percentual determinado pelo documento dependerá de autorização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que poderá considerá-lo “Evento Teste” após avaliação dos protocolos sanitários a serem cumpridos.

“Após dois anos de pandemia, o cenário epidemiológico nos permite avançar, um pouco mais, em direção à normalidade. Mas os cuidados permanecem, e contamos com a colaboração de toda a população, assim como dos segmentos que foram flexibilizados. A soma de esforços de todos os goianienses nos trouxe até aqui e, juntos, vamos vencer a pandemia”, destaca o prefeito, ao comentar que o novo decreto passa a vigorar já na data de sua publicação.

De maneira geral, as novas determinações são limitação de 80% de ocupação da capacidade máxima, autorização de apresentação de música ao vivo e de utilização de som mecânico, durante todo o período de funcionamento, retorno do uso de brinquedoteca e permissão do funcionamento de boates e congêneres, com pista de dança, limitado à ocupação de no máximo 80% do espaço, respeitados os protocolos estabelecidos pela SMS.