Confira como está a distribuição de vacina contra covid para crianças nos estados

O Brasil já começou a vacinação contra covid em crianças. A primeira aplicação foi em um garoto indígena de 8 anos no Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP). Goiás ainda não recebeu o lote com o imunizante e contava com a entrega das vacinas da Pfizer na madrugada desta sexta para começar a vacinação para o público de 5 a 11 anos na próxima segunda (17).

Além de Goiás, Alagoas, Sergipe, Piauí, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá e Acre também não receberem o imunizante. O Ministério da Saúde explica que a chegada das vacinas foi adiada por problemas logísticos.

A companhia aérea teria afirmado à pasta que o voo que levaria as doses foi cancelado pelo fato de a tripulação estar infectada com a covid. Outros voos já estão alocados para os estados que ainda não receberam os imunizantes. A data prevista para o desembarque é até o próximo domingo (16).

No Brasil, até o momento, os estados com o produto são Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Serão 30 milhões de doses pediátricas no País até março, segundo o Ministério da Saúde. O número ainda está abaixo da quantidade necessária para a imunização completa, que seria de 40 milhões.

As vacinas adquiridas chegarão por escalonamento sendo 4,3 milhões em janeiro, depois 7,7 milhões em fevereiro, em seguida 8,4 milhões em março e outras 10 milhões sem data prevista de entrega.

Nos Países da União Europeia (UE) a campanha de vacinação contra a Covid-19 para crianças começou em meados de dezembro do ano passado.

Vacinação em Goiânia

Em Goiânia haverá 15 pontos para aplicação do imunizante nas 120 mil crianças aptas para receber a primeira dose pediátrica. Nessa primeira etapa, a expectativa é de aplicar a dose um entre 17 de janeiro e 12 de fevereiro. O calendário de vacinação começa com as crianças de 11 anos em ordem decrescente até as de 5 anos de idade.

O atendimento nos locais de vacinação será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 16h, sem agendamento. São eles: Centro Municipal de Vacinação (CMV), CS Cidade Jardim, Ciams Novo Horizonte, -UPA Novo Mundo, USF Goiânia Viva, USF São Francisco, USF Jardins do Cerrado IV, USF Leste Universitário, USF Parque Santa Rita, USF Jardim Guanabara I, USF São Judas Tadeu, USF Alto do Vale, USF Vila Mutirão, USF Boa Vista e USF Recanto das Minas Gerais.

 

Estados que já receberam as doses de vacina pediátrica:

-Amazonas

-Rondônia

-Roraima

-Pará

-Maranhão

-Tocantins

-Ceará

-Rio Grande do Norte

-Paraíba

-Pernambuco

-Minas Gerais

-São Paulo

-Rio de Janeiro

-Paraná

-Santa Catarina

-Rio Grande do Sul

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos