Press "Enter" to skip to content

Conheça 10 maneiras de acabar com o mau humor

Às vezes, por conta de uma preocupação, um problema de saúde ou mesmo cansaço, acabamos acordando indispostos e mau humorados. Mas o que exatamente significa estar mau humorado? Alguns especialistas acreditam que o mau humor seja resultado de um esgotamento do ego. Situações consideradas desagradáveis, como as citadas anteriormente, exigem um grande esforço do cérebro, o que pode resultar em irritação. Porém, quando o mau humor se torna frequente é importante buscar entender a razão para se sentir assim, e evitar que isso se transforme em um transtorno maior. Para melhorar o humor de maneira eficaz podem ser feitas pequenas mudanças de hábitos, que fazem com que o cérebro seja estimulado a aumentar a concentração de seus hormônios reguladores de humor como a serotonina, dopamina, norepinefrina e ácido gama aminobutírico (GABA). Confira na lista abaixo 10 dicas para quem quer acabar com o mau humor.

10. Atividades físicas 

As atividades físicas têm a capacidade de elevar o humor, pois liberam os neurotransmissores da felicidade no cérebro. Quando estiver mal, deixe o ambiente entre quatro paredes de casa e caminhe ou corra para estimular a produção desses neurotransmissores.

9. Alimentação 

Muitas vezes, o mau humor de uma pessoa vem da fome. Isso porque, a fome leva o cérebro a se esforçar mais do que o normal, realizando atividades ao mesmo tempo em que lida com a sensação de vazio no estômago. Então, para evitar que isso impacte em todo o seu dia, comece a manter uma rotina organizada de refeições, além de, claro, optar por alimentos saudáveis.

8. Durma bem 

Dormir pelo menos 8 horas por dia é essencial para que o cérebro possa descansar dos afazeres diários e conseguir realizar suas funções químicas, que incluem a produção de hormônios que aumentam a sensação de bem estar e descanso, e consequentemente melhoram o humor.

7. Banho frio 

Se você fica extremamente irritado ou incomodado quando está mal-humorado, tome um banho gelado ou jogue um pouco de água no rosto, se você não tiver um chuveiro por perto. Essa tática funciona porque o choque da água fria estimula a produção do hormônio Noradrenalina, capaz de diminuir dores musculares e melhorar o humor.

6. Música 

A música é capaz de fazer o nosso cérebro liberar dopamina, que é um hormônio ligado à sensação de bem-estar. Sendo assim, crie uma playlist com as suas canções preferidas, aquelas que mais te transmitem alegria. Quando se sentir mal humorado, coloque-as para tocar. Se estiver em casa aproveita para dançar e se permitir curtir o momento.

5. Relaxamento 

As atividades de relaxamento como a meditação e ioga, reduzem os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, além de ajudar a entrar em contato consigo mesmo, muitas vezes deixando claro sentimentos que não se percebe ao longo do dia a dia. Isto torna mais fácil o processo de se aproximar do que faz bem, e abandonar costumes que podem causar tristeza e angústia.

4. Inspire-se 

Assista algo inspirador! Pode ser um vídeo, um programa de TV, um filme ou, se preferir, até um podcast. Busque fontes de inspiração para melhorar o seu humor através de positividade e muitas risadas.

3. Tome Sol 

O sol pode ser um poderoso aliado no combate ao mau humor, porque estimula a ação de neurotransmissores ligados ao bem-estar, como endorfina, serotonina, dopamina e noradrenalina. Em vez de deixar as janelas e cortinas fechadas, deixe a luz do sol entrar. Além disso, sempre que puder, fique ao ar livre por alguns minutos, recebendo todos os benefícios que os raios solares podem oferecer.

2. Terapias alternativas 

Terapias holísticas como a acupuntura, auriculoterapia, reiki e musicoterapia, são práticas que ao longo do tempo, podem melhorar o humor. Por proporcionar relaxamento e autoconhecimento, ajudando a lidar melhor com situações que anteriormente poderiam causar estresse e esgotar a energia da pessoa.

1. Faça o que você gosta 

Com certeza, você tem algum hobby ou atividade que não vê a hora de colocar em prática após um dia repleto de obrigações. Procure executá-los quando sentir uma decaída no humor, concentrando a atenção no momento de prazer e de conexão consigo mesmo.