Press "Enter" to skip to content

Conheça 10 regiões que comemoram o ano novo em diferentes datas

De 31 de dezembro para 1 de janeiro, celebra-se a virada do ano no calendário gregoriano, usado por boa parte do mundo. Muita festa, fogos de artifício, tradições e superstições marcam esse período que representa o início de um novo ano. Mas esse não é o único calendário que existe, e outros povos e nações costumam comemorar seus anos-novos em diferentes datas, como é o caso da China que inicia hoje, dia 01 de fevereiro de 2022, seu Ano Novo Lunar. Confira na lista abaixo 10 países, regiões e povos que comemoram a virada do ano em datas diferentes do calendário ocidental gregoriano.

10. China 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O país tem seu Ano Novo baseado no início do ciclo lunar, que costuma cair entre janeiro e fevereiro. Em 2022, a data de comemoração caiu no dia 01 de fevereiro, quando si iniciam as celebrações do Ano Novo, também chamado de Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera. A data é feriado na China e outros países com grande número de imigrantes chineses. Mas na China, ela costuma marcar o início de mais de 10 dias de celebrações oficiais e banquetes com comidas tradicionais.

9. Camboja 

Chaul Chnam Thmay, the Cambodian New Year, Cambodia Travel

O Ano-Novo cambojano é conhecido como Chaul Chnam Thmey e comemorado no dia 13 ou 14 de abril, coincidindo com o movimento do sol do signo de Peixes ao de Áries, de acordo com as tradições budistas. Nesse período, que também é chamado de festival da água, existem três dias de festividades: o primeiro é chamado de “Moha Songkran”, o segundo “Virak Wanabat” e o último “Virak Loeurng Sak”. Durante esses dias, os cambojanos frequentam templos, fazem desfiles na rua ou participam de jogos tradicionais, sendo comemorações mais tranquilas sem muito barulho ou fogos de artifício.

8. Irã 

Nowruz | Folha

Comemorado entre os dias 02 e 20 de março, a religião Fé Bahá’í, que teve origem na antiga Pérsia (atual Irã), segue um calendário astronômico que tem 19 meses com 19 dias. Em meados de março, os bahá’ís celebram o Ano-Novo. Um período antes da comemoração, eles se purificam espiritualmente e costumam fazer jejum, que só termina quando o Sol se põe – indicando o início do novo ano.

7. Tailândia 

Songkran, o festival da água na Tailândia - Rickky's Trips

O Ano Novo Tailandês, também chamado de Songkram, acontece no dia 13 de abril de cada ano, mas as comemorações costumam ir até o dia 15. “Songkram” vem do sânscrito e significa “passagem astrológica”, já que a data marca a volta do sol em Áries no mapa astral, o que representa a virada dos anos no calendário budista que a Tailândia segue. As festividades usam a água como simbologia para purificação, e por isso muitas ruas são fechadas para dar espaço a grandes “guerras de água”, nas quais pessoas de todas as idades jogam água umas nas outras.

6. Vietnã 

O Ano Novo é celebrado em datas diferentes em alguns países, no Vietnã ele  é celebrado no início da Primavera com muitas festividades! | Brasília in  Foco

No Vietnã, a passagem de ano é mais conhecida pelo nome de Tết ou “Ano-Novo Lunar Vietnamita”, seguindo o mesmo período do Ano-Novo Chinês. O feriado cai sempre entre os dias 20 de janeiro e 20 de fevereiro, marcando a chegada da primavera com base no calendário chinês lunissolar.

5. Judaísmo 

Editorial: Rosh Hashaná - Constance Zahn | Casa & Decor

Em comunidades judaicas, Tishrei é o nome do primeiro mês do calendário (geralmente em meados de setembro), no qual se comemora o Rosh Hashaná, o Ano-Novo judaico. A data marcava o começo de um novo ciclo de semear, cultivar e colher na economia dos povos antigos do oriente próximo. Os costumes relacionados à época incluem o toque de uma corneta chamada shofar, cujo som simboliza um chamado ao despertar, e as refeições incluem frutas e alimentos com mel, para que o novo ano também seja doce.

4. Sri Lanka

Feliz ano novo: conheça os países que celebram hoje o réveillon | VEJA

Assim como no Camboja e na Tailândia, o Ano-Novo no Sri Lanka também acontece no dia 13 ou 14 de abril, seguindo as tradições e rituais budistas. Porém, neste país, os festejos também acontecem com fogos de artifício, trocas de presentes, além de cerimônias de luzes e purificação.

3. Wicca 

 

 

 

 

 

 

 

Os praticantes da religião neopagã Wicca, difundida a partir da década de 1950, comemoram o fim de um ano e o começo de outro no último dia de outubro. Na data, são realizados rituais em altares para recordar aqueles que já morreram e eliminar as energias negativas. Velas, incensos, maçãs, vinho quente e pratos com abóbora e carne fazem parte da celebração.

2. Etiópia 

Ethiopia celebrates new year after 'God's wrath' | Al Arabiya English

O dia 11 de setembro (ou 12, nos anos bissextos) marca o início das celebrações do Ekutatash, o ano novo do calendário etíope. O nome significa literalmente “presente de jóias”, e vem do retorno da rainha do Sabá à Etiópia após visitar o rei Salomão. A data coincide com o fim da época de chuvas e início das colheitas, mas também é associada à cor amarela das flores que costumam se abrir na região nessa época. Além de ser feriado, a data é marcada por celebrações e banquetes, entre amigos e parentes, com pão pita e carne de frango.

1. Índia 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No hinduísmo, as várias culturas regionais celebram o Ano-Novo em diferentes épocas do ano. Em Assam, Kerala, Nepal, Orissa, Punjab e Tamil Nadu, as famílias celebram o novo ano quando o Sol entra em Áries no calendário hindu. Isso acontece geralmente no dia 14 ou 15 de abril, dependendo do ano bissexto. Em outros lugares no norte e centro da Índia, o calendário Vikram Samvat é seguido. De acordo com ele, o Ano-Novo é o primeiro dia do mês Chaitra, caindo entre 21 e 23 de março, coincidindo com o equinócio de primavera (do Hemisfério Norte) do calendário gregoriano. Alguns povoados comemoram no dia 1º de outubro.