Press "Enter" to skip to content

Conheça as 10 maiores festas do mundo

Cada país e sociedade cultiva seus próprios costumes e sua própria cultura, ligados a história de cada civilização,  que muitas vezes envolvem grandes celebrações e festivais. Sejam rituais religiosos, comemorações históricas ou festivais de música, as maiores festas do mundo atraem multidões, seja de dentro ou de fora do país, podem ser encontradas em diversos lugares das mais diversas formas e para os mais diversos públicos. Pensando nisso, o Diário do Estado preparou uma lista com algumas das maiores e mais populares celebrações realizadas por deferentes povos ao redor do mundo,

10. Fasnacht, Suíça 

Conheça a Fasnacht, a maior festa da Suíça - orouxinoldaresistencia

O Carnaval de Basileia é o maior evento de carnaval da Suíça e ocorre anualmente entre fevereiro e março, na cidade de Basileia. Foi listado como um dos melhores cinquenta festividades locais da Europa. O Carnaval de Basileia começa na segunda-feira antes da quarta-feira de cinzas precisamente às 4h00, com a chamada Morgestraich. O carnaval dura exatamente 72 horas e, portanto, termina na manhã de quinta-feira às 4:00.

9. Día de Los Muertos, México

GPS Lifetime | Día de los Muertos: tradição mexicana celebra a vida e a  morte

Diferente de muitas sociedades, a cultura mexicana não encara a morte com pesar e melancolia. É preciso celebrar e lembrar a vida que os mortos construíram. Por isso, durante 3 dias, as ruas e casas mexicanas são enfeitadas para celebrar. A crença ainda diz que, durante a celebração, é permitido que os entes queridos que já se foram voltem ao plano dos vivos, mesmo que só por alguns instantes.

8. La Tomatina, Espanha

La Tomatina, a guerra de tomates da Espanha - Rickky's Trips

Uma guerra de tomates é feita na Espanha uma vez por ano em agosto. Cerca de 30.000 mil pessoas de todo o mundo se encontram para arremessar tomates uns nos outros. O início da “batalha” de tomates em Buñol tem origem em incerta. A mais aceita das teorias é de que, durante o desfile de Gigantes Y Cabezudos de 1945, alguns jovens resolverem encenar uma briga na Plaza del Pueblo e a munição mais próxima que havia eram tomates. A polícia agiu e obrigou os participantes a pagarem pelos tomates.

7. Yee Peng, Tailândia

Yi Peng, o festival das lanternas na Tailândia - Rickky's Trips

O Festival das Lanternas é um dos eventos mais importantes da Tailândia. Celebrado anualmente na cidade de Chiang Mai, em datas que variam conforme o calendário lunar, o festival é marcado pelo lançamento de barquinhos (“Loy Krathong“) nos rios e lanternas (“Yi Peng“) aos céus. A celebração atrai milhares de turistas para eventos públicos e privados, com desfiles culturais, oferendas e orações nos templos budistas.

6. St. Patrick’s Day, Irlanda

St. Patrick's Day: conheça a festa mais importante da Irlanda! - SEDA  College

O St Patricks Day é a principal festa da Irlanda, que celebra a chegada de São Patrício, o padroeiro do país. O evento ocorre oficialmente no dia 17 de março, mas as festas sempre se alongam um pouco mais nas maiores cidades. As pessoas vestem-se com roupas verdes para acompanhar desfiles nas ruas e usam também o tradicional trevo de três folhas – em inglês, shamrock, seja em forma de pintura ou em adereços.

5. Oktoberfest, Alemanha

Oktoberfest: recordes de cerveja para se inspirar — Beer Art - Portal da  CERVEJA

A festa acontece todos os anos entre setembro e outubro, desde 1810, com a celebração do casamento de uma duquesa da época. A festa contou com centenas de pessoas nas ruas de Munique e hoje, mais de 200 anos depois, continua atraindo uma multidão. Cerca de 10 milhões de pessoas vão até Munique e outras belas cidades da Alemanha para a celebração.

4. Holi, Índia

HOLI FESTIVAL: DESCUBRA TUDO SOBRE A FESTA DAS CORES! - Blog - Experimento

O Holi festival ou Festival das Cores é sem dúvidas a festa mais colorida de toda Índia! Anuncia a chegada da primavera e fim do inverno, simbolizando a vitória do bem sobre o mal. As tintas e os pós invadem as ruas indianas unindo pessoas de todos os cantos em uma só celebração. A festa está ligada às crenças do Hinduísmo, mas acaba envolvendo todas as pessoas, independente da religião.

3. Carnaval, Brasil

Carnaval: origem, feriado e datas - Brasil Escola

O Carnaval brasileiro é a maior festa popular do país, que acontece durante os quatro dias que precedem a quarta–feira de cinzas (início da Quaresma). A indústria do carnaval, o nome dado ao conjunto de atividade para produção de fantasias, adereços, e materiais para os carros alegóricos, movimenta cerca de 6,25 bilhões de reais e gera mais de 20 mil empregos. Só as escolas de samba do grupo especial gastam cerca de 100 milhões de reais em matéria-prima — sem contar salários e serviços — para colocar seu enredo na avenida.

2. Ano Novo Chinês, China

O bilionário feriado do Ano Novo Chinês | Exame

A China é um dos países com maior diferença cultural em comparação ao ocidente. E o horóscopo, assim como seu calendário, estão inclusos nessa diferença. Os chineses têm dois calendários, um solar e um lunar. De acordo com o calendário lunar, o Ano Novo começa entre os dias 21 de janeiro e 20 de fevereiro e cada ano é representado por um animal que, segundo a crença, vai reger aquele ano em questão. A festa conta com muita música, velas, comidas, danças típicas e apresentações que enchem as ruas de nativos e turistas dispostos a aproveitar e começar o ano com boas vibrações.

1. Ano Novo na Baía de Sydney, Austrália 

A dor e a delícia de ver a queima de fogos do Ano Novo de Sydney | Viagem e  Turismo

Para muitos, a queima de fogos de artifício na Baía de Sydney é como uma obra de arte. A festa atrai milhões de australianos e turistas que se espremem aos montes só para poder apreciar o show de luzes encantador e começar o ano com chave de ouro.