Press "Enter" to skip to content

Conheça quais são os cinco maiores acidentes nucleares do mundo

Última atualização 05/03/2022 | 07:12

Atualmente a energia nuclear corresponde mais de 17% da geração de energia mundial. Mesmo não emitindo gases que causam o efeito estufa, o perigo se encontra em seus resíduos de alta radioatividade resultando em grandes acidentes, que podem matar milhares de pessoas. Como no caso do Césio 137 em Goiânia. A lista abaixo irá mostrar os cinco principais acidentes nucleares do mundo.

1 – Chernobyl

Usina de Chernobyl após construção do sarcófago// Foto: AP Photo/Efrem Lukatsky, File

Considerado o maior acidente nuclear da história, o acidente de Chernobyl, na região da Ucrânia aconteceu em 26 de Abril de 1986, quando um dos reatores da usina apresentou problemas técnicos e explodiu –  liberando na atmosfera uma nuvem radioativa, com 70 toneladas de urânio e 900 toneladas de grafite. O acidente resultou na morte de mais de 2,4 milhões de pessoas nas proximidades da usina.

A solução para a contenção da radiação foi construir uma estrutura de concreto, aço e chumbo, para que fosse coberta a área da exposição. Segundo especialistas o volume de partículas radioativas liberadas em Chernobyl após a explosão do reator 4, foi 400 vezes maior que as partículas liberadas pela bomba atómica de Hiroshima, lançada no Japão, após a Segunda Guerra Mundial.

 

2 – Three Mile Island

Usina de Three Mile Island// Foto: Google

A central nuclear de Three Mile Island foi o cenário de um acidente nuclear que atingiu o nível 5 na Escala Internacional de Eventos Nucleares. O acidente aconteceu em 28 de Março de 1979. A usina de energia nuclear localizada próxima a Harrisburg, capital da Pensilvânia, sofreu um super aquecimento após um problema mecânico, entretanto o reator não chegou a explodir, pois os técnicos que estavam no local optaram pela liberação de vapor e gases.

Embora o acidente não tenha causado mortes por conta da radiação, cerca de 25 mil pessoas entraram em contato com os gases que foram liberados, para que uma explosão fosse evitada. No mesmo ano do acidente, uma Comissão Nuclear Reguladora chegaram a seguinte conclusão. “Ou não terá casos de câncer ou o número será mínimo”.

3 – Kyshtym

O acidente nuclear de kyshtym foi escondido da população ocidental por 30 anos// Foto: Google

A usina nuclear Kyshtym foi criada em 1957, com o objetivo de avançar na corrida nuclear da extinta União Soviética, a usina sofreu uma falha durante o refrigeração do compartimento onde fica armazenado os resíduos nucleares.  O erro acabou causando uma explosão em um dos tanques da usina, que continha cerca  de 80 toneladas de resíduos radioativos.

A nuvem radioativa contaminou a região em um raio de 800 km, cerca de 10 mil pessoas foram evacuadas das regiões próximas a usina. Devido a exposição aos resíduos radioativos cerca de 200 mortes foram registadas na região.

4 – Césio – 137

Acidente radioativo do Césio – 137 em Goiânia//Foto: G1 Goiás

O acidente radioativo de nível 5 aconteceu em Goiânia, em 1987, após dois catadores de lixo encontrarem um aparelho de radioterapia abandonado e o levaram para para um ferro-velho. Após desmontarem o aparelho, eles encontraram uma cápsula de chumbo, que continha cloreto de césio no interior.

A coloração brilhante do césio no escuro impressionou o dono do ferro-velho, que levou o resíduo para casa e distribuiu para familiares e vizinhos. Ao todo, onze pessoas morreram e mais de 600 foram contaminadas pelo elemento. Já a exposição a radiação atingiu 100 mil pessoas. O ferro-velho e a casa onde a cápsula de chumbo foi aberta foram demolidos, além disso o comércio da região foi fechado e várias pessoas se mudaram. Após o acidente um deposito foi construído pelas autoridades em Abadia de Goiás, onde as mais de 13 mil toneladas de lixo radioativo foram enterrados.

5 – Fukushima

Bombeiros resfriando os reatores da usina de Fukushima// Foto: nikkeyweb

A usina nuclear de Daiichi, em Fukushima, a cerca de 250 km de Tóquio, capital do Japão, sofreu grandes danos em seus seis reatores, no dia 11 de Março de 2011, após um terremoto ter atingido o país. Autoridades japonesas afirmaram que os níveis de radiação liberados na região foram altos e quase preocupantes. O desastre foi considerado como 5 na Escala Internacional de Acidnetes Nucleares.

Após o acidente, cientistas japoneses realizaram uma mini fusão nuclear, para entender o que realmente aconteceu no acidente de 2011 e para se preparar de forma correta caso aconteça novas catástrofes.