Press "Enter" to skip to content

Datafolha: Bolsonaro tem a maior rejeição entre os candidatos à presidência

Última atualização 19/08/2022 | 09:07

O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) é o dono da maior rejeição entre os candidatos à Presidência da República. De acordo com a pesquisa Datafolha desta quinta-feira, 18, Bolsonaro alcançou o índice de 51%. Em segundo lugar, está o ex-presidente Lula (PT), com 37%.

Rejeição de Bolsonaro

Na pesquisa anterior da Datafolha, de 28 de julho, Jair Bolsonaro possuía uma reprovação de 53%. Naquela altura, Lula detinha uma rejeição de 36%. Com a divulgação da pesquisa atualizada de agosto, o atual presidente caiu dois pontos no índice de rejeição, mas ainda ocupa a primeira colocação nessa marca negativa.

Depois de Lula, os candidatos com maior rejeição são Ciro Gomes (PDT) e Roberto Jefferson (PTB), com 25% cada. É importante ressaltar que o Ministério Público Eleitoral pediu, nesta quinta, a impugnação da candidatura de Roberto Jefferson. Segundo o órgão, o presidenciável está inelegível até dezembro de 2023, devido à sua condenação no julgamento do mensalão em 2012.

Seguindo a lista de rejeições do levantamento Datafolha, Eymael (DC) tem 19% de reprovação, seguido por Léo Pericles (UP) e Vera (PSTU), com 18% cada. Felipe d’Ávila (Novo) e Simone Tebet (MDB) têm 17% cada, enquanto Soraya Thronicke (União Brasil) e Sofia Manzano (PCB) têm 16% cada.

Pablo Marçal (PROS) somou 18% de rejeição, mas o partido retirou a sua candidatura a fim de declarar apoio a Lula na disputa contra Bolsonaro. Por fim, 3% não reprovaram nenhum candidato, 2% rejeitaram todos eles, e 1% não soube responder. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.