Press "Enter" to skip to content

DataFolha: Na reta final, Lula lidera com 49% das intensões de voto; Bolsonaro chega a 44%

Última atualização 27/10/2022 | 18:05

Na reta final da corrida eleitoral, as pesquisas ainda apontam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o favorito a comandar o Palácio do Planalto nos próximos quatro anos, com 49% das intenções de voto. Já o atual mandatário e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PT), aparece com cinco pontos a menos (44%) do que o adversário, segundo divulgou a Pesquisa Datafolha.

O levantamento apontou ainda que os votos brancos e nulos somam 5%, sendo que os indecisos chegam a 2%. Na métrica de votos válidos, utilizada na contagem final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos.

A terceira pesquisa Datafolha para o segundo turno, divulgada no dia 19 de outubro, mostrava Lula com 49% das intenções de voto e Bolsonaro com 45%. Brancos e nulos eram 4%, e 1% se diziam indecisos.  Nos votos válidos, Lula marcava 52%, contra 48% de Bolsonaro.

Levantamento

Esta foi a quarta pesquisa divulgada pelo Datafolha para o segundo turno.  No último levantamento, o atual presidente liderava com 50% das intenções de voto, enquanto Lula tinha ‘apenas’ 45%.  No levantamento da semana passada, a fatia que se recusava a votar em Bolsonaro era de 50%, e a que rechaçava Lula era de 46%.  

No primeiro turno, realizado no último dia 2, Lula teve 48,43% dos votos válidos, que desconsideram brancos e nulos, enquanto Bolsonaro somou 43,20%. O segundo turno será realizado neste domingo, 30.

Na pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira foram entrevistadas 4.580 pessoas entre terça-feira (25) e esta quinta-feira (27), em 252 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR-04208/2022.