Press "Enter" to skip to content

De acordo com AtlasIntel e Quaest, Lula vence o debate na Band

Última atualização 17/10/2022 | 11:43

Para dois institutos de pesquisa diferentes, o candidato Lula (PT) se saiu melhor no debate deste domingo, 16, diante do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). A AtlasIntel realizou levantamentos com 100 eleitores que não votaram em nenhum dos dois presidenciáveis no primeiro turno. Já a Quaest analisou o índice de menções positivas e negativas nas redes sociais.

A vitória de Lula no debate

Na pesquisa da AtlasIntel, participaram eleitores de nove grupos diferentes: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins, Acre, Paraná/Santa Catarina e Mato Grosso/Mato Grosso do Sul. Nenhum deles votou em Lula ou Bolsonaro no primeiro turno das Eleições 2022.

Entre os 100 eleitores, 54% disseram que Lula venceu o debate, enquanto 32% acharam que Bolsonaro ganhou. Além disso, 14% não souberam responder. Com a conclusão do debate, 59% desses eleitores afirmaram que têm a tendência de apoiar Lula no segundo turno, 32% se inclinaram a votar em Bolsonaro e 9% continuam sem tomar uma decisão.

Na Quaest, por sua vez, os dados foram mais amplos. O instituto acompanhou a movimentação do debate no Twitter, Instagram, Facebook, Google e outras plataformas digitais. Com quase 550 milhões de interações no período, Lula ficou com uma média de 44,5% das menções positivas, contra 36,5% de Bolsonaro. Entre as negativas, Bolsonaro teve 63,5%, contra 55,5% de Lula.

O consenso na Quaest, inclusive, analisando bloco a bloco, é de que o melhor momento de Lula foi no início do debate, quando pressionou Bolsonaro a respeito da atuação do atual presidente na pandemia da Covid-19. O candidato à reeleição, por outro lado, se recuperou no fim, ao abordar a temática da corrupção.