Press "Enter" to skip to content

Fórmula da Fundação Getúlio Vargas aponta Lula com 76,7% de chance de vencer as eleições

Última atualização 14/10/2022 | 13:17

De acordo com uma fórmula do Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, Lula (PT) tem 76,7% de chance de vencer o segundo turno das eleições 2022. Portanto, o atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL)  possui 23,3% de possibilidade de virar o resultado.

As chances de Lula e Bolsonaro

No primeiro turno deste ano, Lula terminou com 48,43% dos votos, contra 43,20% de Bolsonaro. A fórmula de cientistas políticos da FGV de São Paulo leva em conta justamente o resultado em questão, fazendo uma projeção para o segundo turno das Eleições.

O modelo da FGV também funciona para disputas estaduais e municipais. Em 2018, a projeção acertou 13 dos 15 duelos no segundo turno, incluindo a briga presidencial entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT). Houve erros somente nos estados de Roraima e Santa Catarina.

George Avelino, Guilherme A. Russo e Jairo T. P. Pimentel Junior são os autores do método gratuito de projeção eleitoral da FGV. De acordo com os cientistas políticos, o principal fator em consideração tem a ver com o candidato que ganhou no primeiro turno, pois na maioria das vezes ele acaba levando o segundo. Além disso, a diferença de porcentagem entre os candidatos também entra em pauta.