Press "Enter" to skip to content

Depois do WhatsApp dizer que vai compartilhar dados com Facebook, cresce a procura por Telegram e Signal

Depois que o WhatsApp anunciou uma mudança nas suas políticas de privacidade, dois aplicativos de mensagens com funções semelhantes ficaram em primeiro lugar de downloads na Google Play e na App Store, em muitos países. No Brasil, os aplicativos ficaram no top 10.

O WhatsApp anunciou na quarta-feira passada, dia 6, que os usuários deverão compartilhar seus dados com o Facebook de maneira automática e obrigatória, e quem não concordar com as novas políticas de privacidade será bloqueado do uso do App de mensagens.

O Telegram apresenta criptografia de ponta a ponta (recurso em que apenas as pessoas que conversam podem saber do conteúdo das mensagens), mas apenas em chats secretos, onde o usuário recebe um aviso se alguém tira um print da tela. Os grupos podem conter até 200 mil pessoas, há como criar enquetes e enviar arquivos de até 2 GB.

O Signal é, aparentemente, o mais seguro dos três aplicativos: tem criptografia de ponta a ponta em todas as suas mensagens. Há como bloquear os prints, desfocar rostos em fotos enviadas e exclusão automática de mensagens após a leitura. Não tem tantos recursos como o Telegram, mas se assemelha ao WhatsApp, podendo fazer chamadas de áudio e vídeo.

Elon Musk, o homem mais rico do mundo, usa o Signal. Em contrapartida, o WhatsApp usou o Twitter para se defender e disse: “Nossa atualização nas políticas de privacidade não afeta a privacidade das suas mensagens com amigos ou família”. Mas, as novas políticas falam por si:

Imagem: WhatsApp

Com informações do Tecmundo e Tecnoblog