Press "Enter" to skip to content

Descubra 10 curiosidades sobre o Big Brother Brasil

A 22° edição do Big Brother Brasil está em sua semana de estreia na TV Globo e já é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Neste ano, o BBB, que teve sua primeira versão transmitida em 2002, está completando 20 anos. O é a versão brasileira do reality show Big Brother, produzido e exibido pela TV Globo com apresentação de Tadeu Schmidt e direção geral de Rodrigo Dourado, sob a direção de núcleo de Boninho. A dinâmica do programa consiste no confinamento de 20 participantes em uma casa cenográfica, sendo vigiados por câmeras 24 horas por dia e sem conexão com o mundo exterior. Para comemorar o aniversário de um dos líderes de audiência da televisão brasileira e entrar no clima da nova edição, preparamos uma lista com 10 fato interessantes e curiosidades sobre o Reality Show.  

10. Intercâmbio de participantes 

O primeiro aconteceu na edição do BBB7, quando a casa mais vigiada do Brasil recebeu Pablo Espósito, que veio do Gran Hermano Argentina e ficou hospedado por aqui durante 5 dias. Enquanto Pablo estava aqui, Iris Stefanelli saiu e ficou no Gran Hermano por 4 dias. As edições do BBB9, BBB12, BBB17 E BBB19 também contaram com a troca de participantes durante alguns dias.

9. Nome 

O nome Big Brother, seja o do Brasil ou de outros países, foi inspirado na obra literária de George Orwell, 1984. Nela, há um personagem homônimo, o Grande Irmão, que tem a função de vigiar os demais. Ele é o líder supremo que controla toda a população.

8. Prova do Anjo

É difícil imaginar o BBB sem a Prova do Anjo, principalmente pela mudança na dinâmica do jogo que o Colar da Imunidade pode trazer. Mas nem sempre foi assim! A primeira Prova do Anjo só aconteceu no BBB3, e quem ganhou a chance de imunizar um amigo foi o participante Marcelo.

7. Apresentadores 

Além de Pedro Bial, Tiago Leifert e agora Tadeu Schmidt, o Big Brother Brasil já contou também com a apresentação de Marisa Orth. A atriz comandou junto com Bial a primeira edição do programa no país, em 2002.

6. Castigo do Monstro

Assim como a Prova do Anjo, o Castigo do Monstro não existiu sempre. A dinâmica só teve início no BBB8, com o objetivo de irritar e atrapalhar ainda mais os competidores. 

5. Finais mais assistidas 

A edição de 2020 do BBB, que fez de Thelminha a grande campeã, bateu recorde atrás de recorde. Desde 2010 o programa não superava o número da audiência desse dia. Foram 35 pontos no Rio de Janeiro. Além disso, essa foi a maior audiência em uma final do reality. A edição, que inovou de todas as maneiras possíveis, foi um sucesso tanto na TV quanto nas redes e teve uma média de 26 pontos de audiência em São Paulo e 27 no Rio. A final do Big Brother Brasil 21, conhecida como Big dos Bigs, repercutiu muito nas redes, mas não chegou a alcançar o recorde de audiência da antecessora.

4. Jogo da discórdia 

O primeiro Jogo da Discórdia, dinâmica em que o apresentador provoca os brothers com perguntas sobre outros participantes, só aconteceu no BBB11.

3. Paredão 

Impossível se esquecer da eterna saga de Babu Santana (BBB 2020) e o paredão, né? Ao todo, foram 9 idas até a sua eliminação – número que o colocou como o participante que mais vezes enfrentou esse momento.

2. Xepa 

A Xepa surgiu no BBB8, quando a casa começou a ser dividida em dois grupos: os que ganhavam mais estalecas e não tinham restrições quanto à comida que poderiam comprar, e o grupo que ganhava menos estalecas e deveria ter uma dieta mais restrita. Hoje, os grupos são o VIP e a Xepa.

1. Invictos

Alguns brothers nunca chegaram a enfrentar um paredão durante sua participação no reality. São eles: André Gabeh, terceiro colocado do BBB1; Mariana Felício, vice-campeã do BBB6; Kadu Parga, que ficou em terceiro lugar no BBB10 e Maria Cláudia, vice-campeã do BBB16.