Que tal ganhar um dinheirinho extra com o Dia dos Namorados. A data está próxima, mas é possível lucrar razoavelmente bem em produtos ou serviços relacionados ao tema. Delinear o perfil do público e atuar nas redes sociais podem ser decisivos para celebrar o dia 12 de junho com o bolso cheio.
Uma das opções sugeridas pelo especialista em marketing e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Altair Camargo, é facilitar o processo de criação do mimo pelo namorado ou namorada. A ideia sobre o que fazer no negócio, no entanto, deve levar em consideração a habilidade do empreendedor, como bordar ou pintar.
“Vender kits para o jantar do dia dos namorados já que restaurantes estarão cheios e muita gente prefere ficar, mas não sabe cozinhar. Quem sabe cozinhar pode fazer algo especial pensando em entrada, prato principal e sobremesa e comercializar para o casal, que fica apenas com o trabalho de esquentar a refeição no dia 12”, diz.
Camargo acredita que serviços simples, como embrulhar presentes, também são uma boa aposta. Ele chama atenção para o baixo custo e alta possibilidade de retorno financeiro proporcionalmente, lembrando o preço dos insumos. Segundo o profissional, um papel de presente custa cerca de R$ 2, um carretel de fita sai por R$ 10 e o preço cobrado para os clientes pode ser de R$ 20 ou R$ 30. Ao incrementar com flores ou chocolate, o lucro sobe.
A precificação, ou seja, a determinação de quanto será cobrado por algo, deve ser maior do que os custos. Altair propõe preços maiores e menores para itens do mesmo gênero porque o consumidor tende a escolher o menos caro. “O ponto de partida é saber quanto vai gastar e saber quanto se quer ganhar em dinheiro. São vendidos o trabalho, o tempo e o dom”, frisa.
Na retomada da economia após o período mais crítico da pandemia, os pequenos negócios ganharam espaço. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), houve crescimento de 19,8% na abertura desse tipo de empresa em relação a 2020 com mais 3,9 milhões de empreendedores.
Confira dicas para lucrar em datas comemorativas:
1-Atualize a presença digital da sua empresa
2-Prepare-se com antecedência
3-Crie ofertas
4-Planeje a divulgação física e virtual
5-Prepare os vendedores e a equipe de atendimento
6-Atenção ao pós-vendas
Fonte: Cássia Godinho, consultora do Sebrae-SP, e Fernanda Bromfman, head de negócios para médias empresas do Google Brasil