Press "Enter" to skip to content

Eleitores com deficiência podem contar com intérprete de libras e outros serviços; confira

Última atualização 01/10/2022 | 15:03

Neste domingo, 2, é realizado o primeiro turno das eleições que decidirão os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. Milhões de eleitores, dentre deficientes, vão às urnas para decidir o futuro do país. Porém, pela primeira vez, os eleitores surdos ou com deficiência auditiva poderão contar com o auxílio de intérpretes de libras, conforme informou o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

Ainda de acordo com o órgão, a população terá o apoio da Central de Libras nos dois turnos por meio de videochamada. O objetivo é facilitar a inclusão das pessoas surdas que usam a linguagem de sinais como comunicação. O indivíduo surdo ou com deficiência auditiva poderá .

Nos dias do pleito, cartazes com QR Code serão disponibilizados em todas as escolas de votação, a fim de facilitar o contato com a Central de Libras. O atendimento será realizado das 8h às 17h, via WhatsApp, pelos seguintes números: (62) 3920-4057 ou (62) 3920-4058.

Atendimento 

Além dos eleitores com deficiência auditiva, os deficientes visuais que possuem registro no cadastro eleitoral para votar nas eleições de 2022 também terão à disposição fones de ouvido para uso da função de áudio das urnas eletrônicas no primeiro e segundo turnos.

As urnas já contam com o sistema Braille e a identificação da tecla “5” no aparelho, que facilita a operação para cegos e pessoas com baixa visão. Os eleitores que precisarem desse serviço, mesmo não estando cadastrados, poderão solicitar ao mesário a habilitação do recurso.

Os sinais sonoros emitidos pela urna eletrônica vão indicar, cargo, o número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato por meio do uso de voz sintetizada. Também será possível ouvir as instruções sobre as teclas “Confirma”, “Corrige” e “Branco”.