Press "Enter" to skip to content

Em campanha presidencial, Lula e Bolsonaro concentram ações no Sudeste

Última atualização 19/09/2022 | 11:26

Líderes nas pesquisas presidenciais, Lula (PT) e Bolsonaro (PL) estão concentrando as campanhas eleitorais no Sudeste. A região possui quase metade do eleitorado brasileiro, principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os maiores colégios eleitorais do País.

Lula e Bolsonaro no Sudeste

O Sudeste reúne cerca de 43% do total de votantes do Brasil. Pensando nisso, Lula e Bolsonaro estão atentos quanto aos estados de tal região, sobretudo porque não há definição da situação.

De acordo com a pesquisa Datafolha da última quinta-feira, 15, em Lula tem 44% de intenções de voto no Rio, e Bolsonaro, 36%. Em São Paulo e em Minas, a situação é de 43% para Lula e 33% para Bolsonaro. No Espírito Santo, 42% a 39% a favor de Lula, configurando um empate técnico. Portanto, mesmo com ligeira vantagem petista, a situação ainda apresenta grande equilíbrio.

Desta forma, a campanha dos dois presidenciáveis se concentra no Sudeste. Em levantamento do Metrópoles, Lula já visitou São Paulo 15 vezes nesta campanha, enquanto Bolsonaro foi seis vezes ao estado. No Rio, o atual presidente marcou presença em cinco ocasiões, contra quatro do ex-presidente. Nenhum dos dois esteve em solo capixaba. Em Minas, porém, ambos foram duas vezes.

Vale ressaltar que, desde o processo de redemocratização do Brasil, o candidato à presidência que vence em Minas Gerais também ganha as Eleições. A última vez em que isso não aconteceu foi em 1950, quando Getúlio Vargas assumiu o posto, derrotando Cristiano Machado e Eduardo Gomes.

Visitas em outras regiões

Tradicionalmente, o Partido dos Trabalhadores tem um bom rendimento na Região Nordeste, que corresponde a 27% do eleitorado brasileiro. No 1º turno de 2014, por exemplo, Dilma Rousseff venceu em quase todos os estados, com exceção de Pernambuco, onde Marina Silva ganhou. Em 2018, Fernando Haddad só não triunfou no Ceará, onde venceu Ciro Gomes (PDT).

Com o apoio praticamente consolidado na região, Lula visitou o Nordeste somente duas vezes na campanha deste ano, ambas no Maranhão. Bolsonaro, por sua vez, esteve uma vez na Bahia e outra no Rio Grande do Norte. Segundo as pesquisas, o petista vence em todos os estados.

Somando as visitas dos dois candidatos, o Nordeste é a região com menos presença, ao lado do Norte. Lula foi duas vezes ao Pará e uma ao Amazonas, Bolsonaro esteve no Tocantins em uma oportunidade. Já no Centro-Oeste, os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foram ignorados até o momento. Por outro lado, Bolsonaro fez campanha cinco vezes no Distrito Federal.

Por fim, no Sul, Bolsonaro fez duas visitas ao Paraná e duas ao Rio Grande do Sul, enquanto Lula esteve em apenas uma ocasião no território gaúcho.