Press "Enter" to skip to content

Em Goiânia, montagem de seções eleitorais começa neste sábado, 1º

Última atualização 27/09/2022 | 16:51

Os preparativos para as eleições do próximo domingo começam em Goiânia na véspera da escolha dos candidatos. A Justiça Eleitoral já requisitou escolas e creches onde serão montadas as seções. Somente na capital são 355 locais de votação que receberão as equipes neste sábado, 1º,  para preparar o espaço que receberá 1.032.004 de eleitores. 

No estado, as zonas eleitorais chegam a 2.443 que contemplam 4.870.354 cidadãos aptos a escolher presidente da República, governador, senador e deputados estaduais e federais. A organização no interior goiano pode começar muito antes comparada à Goiânia, dependendo de questões logísticas, como na região dos Kalunga, na Chapada dos Veadeiros.

“Tudo depende da distância. Goiânia conta com uma facilidade maior porque está mais próxima da sede do TRE-GO [Tribunal Regional Eleitoral]. Grupos de duas pessoas conseguem montar de quatro a cinco locais de votação”, esclarece o assessor da diretoria geral do TRE-GO, José Carlos da Silva.

Segundo ele, a equipe na capital responsável por montar e testar as urnas é formada por 70 pessoas. A minoria dos funcionários são servidores do TRE-GO. José Carlos explica que a Justiça Eleitoral requisita pessoas vinculadas às prefeituras, mas há ainda terceirizados. O trâmite também vale para o caso de segundo turno, em 30 de outubro.

Suspensão das aulas

A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) informou que as unidades que serão locais de votação serão disponibilizadas para a Polícia Militar no sábado, dia 1º,  pela Justiça Eleitoral. Por causa da necessidade de organizar o esquema para a votação, nas escolas eleitorais, as aulas de reposição nas instituições de ensino de Goiânia serão suspensas neste sábado. 

Os professores fizeram greve de um mês entre março e abril deste ano por reajuste salarial. O atendimento está sendo compensado para completar os 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Mais de 60 instituições da rede pública municipal das 374, ao todo, aderiram totalmente à greve