Press "Enter" to skip to content

Em Goiás, 19,2% da população deve usar o e-Título nas eleições 2022; saiba como funciona

Última atualização 27/09/2022 | 17:01

Além do título de eleitor na versão impressa, este ano será possível votar usando o e-Título (título digital), segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Goiás, aproximadamente 19,2% dos eleitores ativaram o aplicativo. Ou seja, ao menos 933.320 goianos devem utilizar a ferramenta para votar no próximo domingo, 2.

No Brasil, na última semana o aplicativo se tornou o mais baixado nas lojas de smartphones Android e iOS, com cerca de 2,5 milhões de downloads. Outros 30 milhões de eleitores já ativaram a ferramenta, segundo o TSE.

Vale ressaltar que, os eleitores que querem usar o aplicativo, mas ainda não o tem instalado no celular devem baixá-lo até sábado,1º. Já que no dia das eleições de 2022 (2 de outubro), o serviço ficará suspenso.

Além disso, quem deixar para a última hora pode enfrentar instabilidade e possíveis erros no aplicativo, devido a grande demanda. O mesmo deve ocorrer em um eventual segundo turno, marcado para 30 de outubro.

Como baixar o e-Título?

O e-título está disponível gratuitamente nas lojas dos smartphones Android e iOS. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, clique na opção “Próximo” e, em seguida, em “Começar no e-Titulo”. Depois, aceite os termos de uso.

Para emitir o título de eleitor digital, siga este passo a passo:

  • Insira nome, data de nascimento, CPF ou número de inscrição presente no título impresso, além de nome da mãe e do pai, se constar no RG, e clique em “Entrar no e-Título”;
  • Na tela seguinte, responda a três questões para confirmar sua identidade – o aplicativo pede a alternativa correta em perguntas sobre informações como documento de identificação, cidade
  • natal, estado, endereço, grau de instrução e número de telefone;
  • Crie uma senha – caso você já tenha usado o e-Título, insira a senha criada anteriormente (é possível criar uma nova ao clicar em “Esqueci minha senha”);
  • O aplicativo pode mostrar uma tela para ativar o desbloqueio do aplicativo com o leitor de impressão digital do celular;
  • Os dados do seu título de eleitor estarão disponíveis na aba “e-Título”.
  • O e-Título reúne informações como nome, número de inscrição do título de eleitor, data de nascimento, número de zona eleitoral e seção, município, nome dos pais. Há ainda um QR Code que serve para validar as informações.

Posso votar só com o e-Título?

Se o eleitor estiver com a biometria em dia com a Justiça Eleitoral, ele pode levar apenas o celular. No entanto, caso a foto do titular não esteja aparecendo no aplicativo, ele não poderá ser usado para liberar o acesso à urna.

Mesmo que não tenha foto, o aplicativo ajuda a encontrar o local de votação rapidamente, assim como a versão em papel.

Para o voto, o TSE exige a apresentação de um documento com foto, o que, além do e-Título, inclui carteira de identidade, identidade social, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte ou equivalente, carteira de categoria profissional reconhecida por lei ou certificado de reservista.

O título de eleitor impresso não tem foto e, por isso, não serve para permitir a votação. O aplicativo e a versão em papel do documento.