Press "Enter" to skip to content

Em Goiás, apenas uma deputada se elegeu por votos próprios nas eleições 2022

Última atualização 05/10/2022 | 12:53

Levando em conta os 41 deputados estaduais e os 17 deputados federais eleitos por Goiás neste ano, apenas Silvye Alves (União Brasil) se elegeu por votos próprios. Todos os demais ganhadores dos dois cargos conseguiram os mandatos com base no quociente partidário e na média.

O quociente eleitoral dos deputados federais

Para que um deputado federal ou estadual se eleja somente contando com os próprios votos, ele precisa atingir ou superar o quociente eleitoral. Esse número é variável, pois trata-se da divisão entre a quantidade de votos válidos para o cargo e a quantidade de cadeiras disponíveis. Em Goiás, no caso, são 17 vagas para federal e 41 para estadual.

Nas Eleições 2022, foram 3.440.515 votos válidos para deputado federal em Goiás, desconsiderando brancos e nulos. Portanto, fazendo a divisão com a quantidade de cadeiras, seriam necessários pelo menos 202.383 votos para o candidato se eleger somente com os próprios esforços. Foi o caso de Silvye Alves, a mais nova deputada federal que contou com 254.653 votos.

O segundo maior angariador de votos em Goiás, Gustavo Gayer (PL), chegou perto de bater o quociente eleitoral ao acumular 200.586 votos. Porém, não foi o suficiente. Assim, ele precisou se eleger pelo quociente partidário, ou seja, número de votos do partido ou federação dividido pelo quociente eleitoral.

Nesse sistema, se por exemplo um partido acumular 500 mil votos em um quociente eleitoral de 202.383 votos, ele teria direito a duas cadeiras. Isso porque o resultado da divisão é 2,47, mas o resultado depois da vírgula é desprezado. Desta forma, os dois mais votados desse partido em questão seriam eleitos, contanto que tenham conquistado pelo menos 10% de votos do quociente eleitoral.

Esse é o motivo que explica a vitória de Lêda Borges (PSDB), que teve 51.346 votos em Goiás, sendo que Márcio Corrêa (MDB) acabou entrando apenas como suplente, mesmo conseguindo 59.829 votos. O mesmo vale para Lucas Vergílio (Solidariedade), que obteve 76.283 votos e sequer ficou entre os suplentes, pois seu partido não apresentou representatividade suficiente no quociente partidário.

Os deputados estaduais em Goiás

Já no cenário de deputados estaduais em Goiás, foram 3.354.173 votos válidos. Então, eram necessários 81.809 votos para se eleger diretamente. Ninguém alcançou essa meta, sendo que Bruno Peixoto (União Brasil) foi quem teve mais votos, com um total de 73.692.