Press "Enter" to skip to content

Em São Paulo, Lula e Bolsonaro estão em empate técnico, aponta Genial/Quaest

Última atualização 08/09/2022 | 09:09

O estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, tem cenário de empate técnico entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada na noite desta quarta-feira, 7.

O atual presidente, e candidato à reeleição, aparece com 37% das intenções de voto, contra 36% do ex-presidente. Apesar do empate técnico, Bolsonaro cresceu. Os números refletem o cenário estimulado, quando os entrevistados recebem lista com os nomes dos postulantes ao cargo.

Em relação ao levantamento anterior, Bolsonaro avançou no estado, dentro da margem de erro da pesquisa, saindo de 35% para 37%. Já Lula fez caminho contrário e oscilou um ponto percentual para baixo, de 37% para 36%. Esta é a primeira sondagem realizada pelo instituto após o debate presidencial promovido por UOL, Folha de S.Paulo, Band e TV Cultura.

Ciro Gomes e a emedebista Simone Tebet ganharam terreno entre os eleitores brasileiros. O pedetista saltou de 7% para 9% e a emedebista passou de 3% para 6%. Em seguida, aparece Vera Lúcia (PSTU), que se manteve em 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) não está mais na disputa após ter a candidatura negada, na última quinta-feira, 1º, pelo TSE. Já no sábado, o partido formalizou pedido de registro de Padre Kelmon, que seria o vice na chapa, como candidato à presidência da República pelo partido.

Conforme a pesquisa Genial/Quaest, os votos brancos e nulos somam 6% e os indecisos representam 5% dos entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas duas mil pessoas presencialmente entre 2 e 5 de setembro. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-04685/2022 e custou R$ 131.100,00.