A ventania de sexta-feira (01) e chuvas isoladas em Goiânia trouxeram prejuízos aos moradores da cidade. Na região norte, há relatos da demora do atendimento com a Enel, árvores caídas ainda não removidas e alimentos perdidos na geladeira.
Jonathas Roque, morador da Vila Jardim São Judas Tadeu, reclama sobre a falta de energia desde às 17h de sexta-feira (01). Ele, que é empresário e tem uma academia no bairro vizinho, Setor Pompéia, afirma que lá, reestabeleceram a luz no outro dia. No sábado, ele contatou a empresa e a resposta que obteve era de que o serviço seria reestabelecido no mesmo dia, entretanto, não foi o que ocorreu.
Ele se diz indignado “não é possível que só eu esteja ligando na Enel para reclamar sobre a falta de energia!”. Nas inúmeras ligações, uma das respostas foi de que a atendente não tinha acesso a outros chamados da região para saber se mais casas estavam com falta de energia. Jonathas ainda fala que ontem (02), sábado, recebeu uma mensagem via SMS de que os reparos haviam sido concluídos.
Prejuízo
Ele lamenta sobre a perda de alimentos na geladeira “na sexta-feira eu comprei quase R$200 em carne, que é o gasto semanal, e precisei comprar gelo para guardá-las. Estão praticamente perdidas. Comida congelada e verduras que estavam resfriadas, precisei jogar tudo fora”. Com uma criança pequena em casa, de apenas 8 meses, há transtornos também “para dormir a noite com o calor está horrível. Meu neném de 8 meses já não dorme, nem de dia e nem de noite, pois aqui em casa é muito quente. Temos ar condicionado, mas como não tem energia, de nada adianta, é pouca ventilação e muito sol. Um transtorno só! Banho também só gelado”.
Dificuldade com o suporte
Sobre os protocolos de ligação com a Enel, é reclamado sobre a demora nas chamadas “A gente liga e eles não fazem nada. É um descaso! Minha conta não está atrasada, pagamos tudo em dia. Eu ligo, a atendente fala que vai encaminhar para um setor específico. Aí a ligação direcionam para a pesquisa de satisfação do cliente. Em outra chamada, já fiquei mais de 35 minutos e nada”.
Outra moradora da região, Rebeca Diniz, do bairro Nossa Morada, também está com falta de energia desde sexta-feira (01). Ela lamenta o fato de que bairros vizinhos já estejam com os problemas solucionados e o seu ainda não “Estamos sem suporte e desde então entramos em contato com a Enel, mas agora eles atendem e desligam a chamada. Só fica como se estivesse ocupado”. Ela também reclama sobre os prejuízos “na minha geladeira estávamos com quase 4kg de carne, com verduras, queijo, leite, maionese e, com quase 40h sem energia, perdemos tudo”. Com duas crianças em casa, uma de 2 anos e outra de 1 ano ” é um estresse, um transtorno!
Na Vila Itatiaia, moradores da rua 43, próxima a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, também estão com falta de energia. A queda de uma árvore em cima da fiação pode ser o motivo do dano. Eles solicitam reparos junto a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e Enel na sexta-feira (01).
Em nota, a Comurg informa:
“Estamos agindo intensivamente para a remoção das árvores caídas pós temporal e que mais de 60 árvores já foram retiradas. Todas as equipes envolvidas nos chamados estão agindo intensivamente e de forma ágil, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMM). As ocorrências com árvores e galhos grandes caídos, encostando em fiação elétrica, contam com o suporte da Enel para desligamento da rede de energia a fim de permitir que os colaboradores executem a retirada com segurança. A meta é que até o final do dia deste domingo os serviços possam ser finalizados. Quanto a religação elétrica é preciso contatar a Enel. Para solicitar os serviços de retirada de árvores caídas, o cidadão pode ligar na Central de Atendimento ao Cidadão 35248555/35248500, Whatsapp 62-985968555, ou ainda pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas.”
Em nota a Enel informa:
“A Enel Distribuição Goiás informa que já restabeleceu 90% dos clientes afetados pelas chuvas e ventos de quase 100 km/h que atingiram algumas regiões do estado na sexta-feira (1). Em alguns pontos, a queda de árvores, galhos e outros objetos causaram danos severos à rede elétrica e impactaram o fornecimento de energia de parte dos clientes. No caso de Goiânia, a companhia esclarece que as equipes seguem trabalhando ininterruptamente para restabelecer os clientes o mais breve possível. Com relação à falta de energia no setor Nossa Morada, a distribuidora informa que há casos de cabos partidos ocasionados por árvores que atingiram a rede.
Uma equipe será enviada para o bairro ainda hoje. No setor São Judas Tadeu, dois transformadores foram afetados e uma equipe está em deslocamento para fazer os reparos necessários e normalizar a energia no local. No momento, as cidades mais impactadas são Goiânia, Faina, Senador Canedo, Palminópolis e Nova Crixás. A distribuidora orienta que os clientes busquem registrar falta de energia por um dos canais digitais: aplicativo da Enel, site, SMS para o número 27949 ou WhatsApp, enviando mensagem para 21 996019608.”
View this post on Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)