Press "Enter" to skip to content

Goiânia é berço de 25% dos candidatos a governador, vice e senador neste ano

Última atualização 26/08/2022 | 12:45

Nas Eleições de 2022, o Diário do Estado (de) já realizou recorte de quantos candidatos a governador, vice-governador, senador e deputado federal por Goiás nasceram fora do estado. Em relação aos candidatos a governador, vice e senador, a maior parte tem suas origens em Goiânia. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Goiânia é maioria entre os candidatos

Considerando apenas os cargos de governador, vice e senador, são 27 candidatos no pleito deste ano. Dentro deste número, sete nasceram em Goiânia, o equivalente a 25,9% do total. Além deles, dois (7,4%) são de Anápolis e dois (7,4%) sequer nasceram em Goiás, pois têm suas origens em São Paulo (SP).

Os candidatos nascidos em Goiânia são: Cintia Dias (PSOL), Gustavo Mendanha (Patriota), Professor Pantaleão (UP) e Vinícius Paixão (PCO), candidatos a governador. Heuler Cruvinel (Patriota), vice de Mendanha; Alexandre Baldy (PP) e Antônio Paixão (PCO), candidatos a senador.

Removendo da equação os sete candidatos de Goiânia, os dois de Anápolis e os dez naturais de outros estados do Brasil, sobram 11 candidatos. Cada um deles vem de uma cidade goiana diferente.

As cidades com pelo menos um candidato a governador, vice e senador são as seguintes: Santa Helena de Goiás, Jataí, Mara Rosa, Itumbiara, Goiás, Ceres, Palmeiras de Goiás, Niquelândia e Taquaral de Goiás.