Press "Enter" to skip to content

Goiás recebe vacina contra dengue (Qdenga) e inicia distribuição

Última atualização 09/02/2024 | 09:27

Já estão em Goiás parte das 72.818 doses da vacina contra a dengue, denominada Qdenga. Na tarde de quinta-feira, 8, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás anunciou a chegada dos imunizantes. O início da distribuição está previsto para esta sexta-feira, 9. Uma reunião está agendada para as 10 horas da manhã, envolvendo os secretários de saúde dos mais de 130 municípios que receberão o imunizante, para definição das estratégias de aplicação.

O primeiro grupo a receber a vacina será o de pessoas com idades entre 10 e 14 anos, residentes em cidades com mais de 100 mil habitantes e alta transmissão do tipo 2 da dengue. Esta escolha se baseia na elevada taxa de hospitalizações desse grupo, superada apenas pelos idosos. O esquema de vacinação para este grupo consistirá em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não autorizou o uso da vacina para o grupo de mais de 60 anos. O Ministério da Saúde indica que a Qdenga não será ofertada ao público geral neste momento, devido às limitações na produção pela farmacêutica Takeda.

Após a reunião com os secretários municipais e as definições sobre a estratégia de vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás convocará a imprensa para uma entrevista coletiva, com horário e local a serem divulgados.

Situação de emergência

Em decreto publicado no último dia 3, o Governo de Goiás declarou situação de emergência em saúde pública, em resposta ao aumento significativo de casos suspeitos de dengue. O decreto foi publicado após quatro semanas consecutivas em que o estado ultrapassou a taxa de incidência definida no Plano de Contingência Estadual para Arboviroses.

O documento autorizou medidas imediatas visando evitar internações, casos graves e mortes decorrentes da doença. Com 22.275 casos e duas mortes registradas somente neste ano, houve um aumento de 58% em comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O governador Ronaldo Caiado destacou a importância da população na prevenção, enfatizando a necessidade de eliminar criadouros do mosquito. “O lixo, a sujeira é o meio de proliferação do mosquito. Então, a limpeza deve continuar sendo feita. A responsabilidade é de todos nós”, ressaltou.

Secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis informou que o governo já está em ação com a abertura da Sala de Situação das Arboviroses e do Gabinete de Combate à Dengue, monitorando a situação epidemiológica e apoiando os municípios nas iniciativas de combate ao mosquito.

Com 56 municípios goianos em estado de emergência, o secretário alertou para a circulação viral do DENV-3 no Brasil, o que pode resultar em aumento de casos devido à susceptibilidade da população ao vírus.

O decreto concede autorização para dispensa de licitação e adoção de medidas administrativas e assistenciais para contenção do aumento de casos, incluindo aquisição pública de insumos e materiais. Entre as medidas, destaca-se o aperfeiçoamento dos sistemas de informação, notificação ágil, investigação e divulgação de dados, além do seguimento dos protocolos clínicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Cidades que vão receber a vacina:

Goiânia

Trindade

Inhumas

Goianira

Santo Antônio de Goiás

Guapó

Anicuns

Abadia de Goiás

Araçu

Nerópolis

Petrolina de Goiás

São Francisco de Goiás

Itauçu

Santa Bárbara de Goiás

Nazário

Ouro Verde de Goiás

Itaguari

Damolândia

Avelinópolis

Taquaral de Goiás

Nova Veneza

Campestre de Goiás

Santa Rosa de Goiás

Caturaí

Brazabrantes

Jesúpolis

Aparecida de Goiânia

Senador Canedo

Orizona

Piracanjuba

Bela Vista de Goiás

Hidrolândia

Edéia

Aragoiânia

Professor Jamil

São Miguel do Passa Quatro

Bonfinópolis

Cezarina

Indiara

Varjão

Vicentinópolis

Cromínia

Silvânia

Pontalina

Edealina

Vianópolis

Leopoldo de Bulhões

Cristianópolis

Caldazinha

Jandaia

Mairipotaba

Águas Lindas de Goiás

Luziânia

Valparaíso de Goiás

Novo Gama

Santo Antônio do Descoberto

Cidade Ocidental

Cristalina

Jataí

Mineiros

Serranópolis

Perolândia

Caiapônia

Doverlândia

Santa Rita do Araguaia

Chapadão do Céu

Portelândia

Aporé

Anápolis

Cocalzinho de Goiás

Campo Limpo de Goiás

Alexânia

Pirenópolis

Goianápolis

Abadiânia

Corumbá de Goiás

Terezópolis de Goiás

Gameleira de Goiás

Formosa

Planaltina

Alto Paraíso de Goiás

São João d’Aliança

Flores de Goiás

Cabeceiras

Vila Boa

Água Fria de Goiás

Rio Verde

Santa Helena de Goiás

Quirinópolis

Acreúna

São Simão

Porteirão

Caçu

Turvelândia

Paranaiguara

Itarumã

Maurilândia

Santo Antônio da Barra

Cachoeira Alta

Itajá

Montividiu

Aparecida do Rio Doce

Castelândia

Lagoa Santa

Catalão

Caldas Novas

Ouvidor

Pires do Rio

Ipameri

Urutaí

Corumbaíba

Campo Alegre de Goiás

Três Ranchos

Rio Quente

Goiandira

Marzagão

Santa Cruz de Goiás

Cumari

Palmelo

Davinópolis

Nova Aurora

Anhanguera

Itumbiara Sul Morrinhos

Goiatuba

Bom Jesus de Goiás

Joviânia

Buriti Alegre

Água Limpa

Aloândia

Panamá

Cachoeira Dourada

Inaciolândia

Gouvelândia