Press "Enter" to skip to content

Governo do Estado vai ampliar sistema de Abastecimento de Água de Goiânia

Última atualização 10/03/2022 | 08:07

A população de Goiânia com acesso ao abastecimento de água tratada universalizado ultrapassará os atuais 83,3% em breve. Duas grandes obras de ampliação do sistema devem ajudar a estender o benefício. O investimento será de R$68 milhões.

O lançamento da duplicação da adutora Etag/Senac e das obras do Lote 1 do Linhão Gyn-Apa ocorrerá com a presença do governador Ronaldo Caiado nesta quinta (10), na sede da Saneago. É a própria companhia quem vai executar o serviço.

Na primeira intervenção, com previsão de entrega para junho deste ano, a proposta é aumentar a capacidade de distribuição de água do Sistema João Leite em mais 700 litros por segundo.

Já no Linhão Gyn-Apa constam a implantação da Estação Elevatória de Água Tratada Senac, duplicação da Adutora de Água Tratada Senac/Leste Celg e interligação no Centro de Reservação Leste Celg. 

A capital tem 125 reservatórios que armazenam mais de 250 milhões de litros de água tratada e possui três sistemas produtores, que utilizam dois mananciais: Meia Ponte (captação superficial) e Mauro Borges/João Leite (água represada).  

O Sistema Meia Ponte é constituído pela Captação Meia Ponte e pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Meia Ponte, enquanto o Sistema Mauro Borges/João Leite engloba a Barragem João Leite, a ETA Mauro Borges e a ETA Jaime Câmara.