Press "Enter" to skip to content

Guarda Civil Metropolitano vai poder multar motoristas em Goiânia

Última atualização 15/03/2022 | 16:40

Um convênio entre o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) e a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) foi criado para reforçar a fiscalização no trânsito e desenvolver atividades que promovam a segurança dos usuários nas vias.

Com a nova parceria, a GCM poderá aplicar multas e até programar operações. O documento assinado na manhã desta terça-feira (15) tem validade de 60 meses.

Segundo o presidente da autarquia estadual, Marcos Roberto Silva, o Detran irá orientar a guarda para realizar fiscalização e policiamento de trânsito urbano.

Porém, para realizar os procedimentos, os agentes deverão passar por capacitação específica para o trânsito e serem credenciados. Para ele, a parceria ajudará Goiânia a enfrenta os problemas de trânsito, provocados principalmente pelos mais de 1,28 milhão de veículos.

“A expectativa é que a GCM venha somar aos esforços que o Detran tem envidado no sentido de promover o compartilhamento seguro das vias. Temos investido na formação do condutor, na difusão da educação de trânsito e na engenharia de tráfego”, pontua. No total, são um pouco mais de 1 mil agentes na ativa.

Tarefas

O convênio prevê ainda a realização de ações educativas e de prevenção de conflitos no trânsito. Caberá à Guarda Municipal, por exemplo, coletar e tabular dados estatísticos sobre acidentes no perímetro urbano, planejar ações visando a redução de acidentes, além de organizar e participar em conjunto com o Detran de campanhas voltadas à educação de trânsito.

As atividades de fiscalização e operações voltadas ao trânsito serão acompanhadas pelo órgão, que também será o responsável pelo fornecimento do talonário de Auto de Infração de Trânsito. As autuações dos motoristas infratores serão geridas pela autarquia, que notificará as autuações e penalidades