A partir deste domingo (16), o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) deixou de realizar atendimentos pediátricos. Assim, pais e responsáveis com essa demanda podem procurar o serviço de urgência no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD), que passa a ser referência para o público infantil no estado.
Segundo o Governador Ronaldo Caiado, nenhum outro estado tem a estrutura do HECAD.
“Isso dá dignidade aos filhos de nossas famílias. Esse hospital terá função específica de atender crianças que, hoje, não têm onde operar, para onde ir. Teremos uma estrutura digna, o Hospital da Criança”.
Para o secretário estadual de saúde, Ismael Alexandrino, os serviços não foram fechados, mas ampliados.
“É importante ressaltar que o Estado não fechou serviço, muito pelo contrário, trabalhamos para ampliar Esse hospital nasceu da necessidade do governador Ronaldo Caiado de melhorar a assistência pediátrica em Goiás. Nossa missão é impactar vidas e a vida de cada criança importa”.
Hospital da Criança e do Adolescente
O Hecad funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, para os casos graves, de média e alta complexidades. Os pacientes passarão por uma classificação de risco, sendo que os casos mais urgentes terão prioridade. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermarias estão preparadas para receber quem necessite de internação.
No Hospital Materno-Infantil, o pronto-socorro da mulher seguirá ativo, 24 horas por dia, recebendo gestantes de médio e alto riscos, grávidas com pré-eclâmpsia, mulheres vítimas de violência sexual, entre outras urgências obstétricas e ginecológicas.
Apesar da transição e do início dos atendimentos, a inauguração oficial da unidade será realizada na terça-feira (18/01), às 9h.