Inscrições para mais de mil vagas do “Bombeiros Mirim” seguem até dia 22

Os pais ou responsáveis de crianças goianas de 8 a 10 anos já podem inscrever os pequenos no Bombeiros Mirim, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. As inscrições seguem até 22 de fevereiro para 1.085 vagas em todo o estado. A confirmação da participação, no entanto, depende de um sorteio marcado para o dia 25 do mesmo mês sendo metade do total destinado às famílias com renda até um salário mínimo e meio.

As inscrições podem ser feitas nas unidades da corporação ou pelo site da instituição. Podem participar crianças matriculadas e assíduas no colégio. No ato da matrícula são exigidos o documento escolar, atestado Médico original constando aptidão para realizar todas as atividades do Programa Educacional Bombeiro Mirim e Declaração de Insuficiência de Renda, a depender do tipo de vaga.

Com duração de seis meses, a iniciativa gratuita ensina noções de civismo, cidadania e disciplina e ainda conhecimentos básicos de bombeiro como prevenção e combate a incêndios, resgate, salvamento terrestre, salvamento aquático e salvamento em altura. Os encontros ocorrem ás terças e quintas-feiras, das 14h às 17h15 e em todos eles as turmas recebem alimentação.

Para entrarem no clima, as crianças recebem um kit de uniforme composto por uma calça caqui padrão Bombeiro Militar, uma regata de cor vermelha, uma camiseta de cor vermelha, um cinto de cor vermelha, um par de coturno/boot de cor preta, um gorro de cor vermelha, um par de meias esportivas brancas, um calção de cor vermelha e um par de tênis preto.

Formação ampliada

A ideia é criar oportunidades às crianças que vivem em situação de vulnerabilidade e em trabalho informal, prevenção ao trabalho infantil e ao uso de drogas, ensinar a base da organização militar (hierarquia e disciplina), desenvolver o desejo de aprimorar os conhecimentos sobre temas importantes da vida cotidiana e desenvolver o espírito crítico, analítico e reflexivo, inserindo-o no mundo globalizado e desenvolver habilidades de trabalhar em equipe, respeito aos limites alheios e prevenção aos maus hábitos.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos