Press "Enter" to skip to content

Pesquisa Ipec: Lula mantém vantagem e convicção de voto aumenta

Última atualização 30/08/2022 | 10:08

Na pesquisa Ipec desta semana, Lula (PT) continua com a mesma vantagem em relação a Jair Bolsonaro (PL), na disputa pela presidência. Por outro lado, o índice de eleitores que já definiram seus votos aumentou, sobretudo entre aqueles que votarão nos dois líderes.

Lula x Bolsonaro, tendência dos eleitores

No dia 15 de agosto, a pesquisa Ipec apontava Lula com 44% das intenções de voto, contra 32% de Bolsonaro. Os números se mantiveram no mais recente levantamento. Na terceira posição, contudo, Ciro Gomes (PDT) aumentou um ponto, subindo para 7%, assim como a quarta colocada Simone Tebet (MDB), com 3%. Felipe D’Avila (Novo) tem 1%, e os demais candidatos não pontuaram.

O percentual de votos brancos ou nulos diminuiu de 8% para 7%. Além disso, a quantidade de pessoas que não souberam responder reduziu de 7% para 6%.

Já o índice de eleitores que definiram seus votos contou com mais alterações. No momento, 79% das pessoas afirmaram que não mudarão seus votos. Entre aqueles que têm a intenção de votar em Bolsonaro, a margem avançou dois pontos, com 84% convictos dessa decisão. Entre os que pretendem votar no Lula, houve um aumento de um ponto, chegando a 83% de convicção.

O maior aumento nesse sentido foi de Ciro Gomes. O índice de convicção de seus eleitores subiu um total de 12 pontos, chegando a 48%. Quanto aos outros candidatos, cerca de 52% disseram que o voto é definitivo, mas 48% ainda podem mudar até o dia das Eleições.

A pesquisa Ipec com divulgação nesta semana teve sua realização entre 26 e 28 de agosto, entrevistando 2 mil pessoas em 128 municípios diferentes.

Outros dados da pesquisa Ipec

Nas capitais estaduais, o desempenho de Lula e Bolsonaro é praticamente igual, com um empate técnico. O petista soma 38% das intenções de voto, enquanto o atual presidente conta com 36%. Ciro Gomes aparece com 9%. Nas cidades do interior, Lula é mais popular, 45% contra 32% de Bolsonaro. Nesse contexto, o número de brancos/nulos surge em terceiro lugar, com 7%. Ciro Gomes tem 6%.

Quanto à escolaridade, 52% das pessoas que completaram apenas o Ensino Fundamental votariam em Lula, enquanto 25% escolheriam Bolsonaro. Entre aqueles que concluíram o Ensino Médio, há um empate técnico de 39% para Lula e 37% para Bolsonaro. Eleitores com Ensino Superior têm Lula como maioria – 39% contra 34% de Bolsonaro.

Nas regiões do Brasil, Lula tem ampla vantagem sobre Bolsonaro no Nordeste (57% contra 25%) e também vence no Sudeste (39% contra 33%) e no Sul (36% contra 34%). No Norte e no Centro-Oeste, há uma igualdade de 40% para cada lado.

Em relação às crenças, 51% dos católicos preferem Lula, e 27% escolhem Bolsonaro. Já com os evangélicos, Bolsonaro soma 48%, contra 26% de Lula. Em outras religiões, Lula fica com 45%, e Bolsonaro com 27%.

Na categoria de renda familiar, Lula possui mais popularidade entre os mais pobres. O petista leva vantagem entre pessoas com renda familiar de até um salário mínimo, de um a dois e de dois a cinco. A maioria dos eleitores com mais de cinco salários mínimos de renda familiar votam em Bolsonaro (47%). Nesse aspecto, Lula tem 28%.