Press "Enter" to skip to content

Lula avança de 46% para 47% e Bolsonaro soma 31%, aponta pesquisa Ipec

Última atualização 19/09/2022 | 22:06

Em mais uma rodada de pesquisa Ipec (antigo Ibope), encomendada pela Globo, o candidato à presidência da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, se mantém à frente na disputa, alcançando 47% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL) soma 31%.

Lula oscilou positivamente um ponto percentual em relação à pesquisa Ipec anterior, divulgado em 9 de setembro. Na ocasião, o ex-presidente aparecia com 46% da preferência dos eleitores entrevistados. O presidente Bolsonaro manteve os mesmos 31%.

Com a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário atual, faltando 13 dias para as eleições de 2 de outubro, é de estabilidade.

Outros candidatos

Entre os demais postulantes ao Palácio do Planalto, o pedetista Ciro Gomes permanece em terceiro, com 7% das intenções. Ele repete os números obtidos na rodada anterior Ipec/Globo. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) também manteve o índice anterior, de 1%. Já a também senadora Simone Tebet (MDB) avançou de 4% para 5%.

Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não chegam a 1% cada um.

O levantamento Ipec entrevistou 3008 pessoas em 181 municípios, no sábado e domingo, 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00073/2022.