Press "Enter" to skip to content

Lula comunica à Justiça que viajará para Cuba para gravar documentário

Nesta terça-feira, 08, advogados do Lula enviaram ofício à 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba comunicando a viagem para gravação de documentário. Conforme o documento, o petista deixará 17 de dezembro e retorna apenas em 20 de janeiro de 2021.

Condenado duas vezes em 2ª Instância e com outros processos em andamento, Lula não está impedido de viajar. A comunicação à Justiça é praxe para quem está na condição de réu.

A defesa de Lula declarou no ofício que a viagem à Cuba não impedirá que ele compareça a nenhum ato judicial em que seja demandada sua presença.

“Conforme se procedeu durante todo o tramitar do feito, o peticionário [Lula] esclarece que não deixará de comparecer a nenhum ato judicial para o qual sua presença seja obrigatória”, escreveram os advogados.

O documentário é dirigido pelo norte-americano Oliver Stone, ganhador do Oscar de melhor diretor com os filmes Platoon (1987) e Born of the Fourth of July (1990).

Esta será a terceira viagem internacional de Lula após a saída da prisão. Em fevereiro, ele foi ao Vaticano quando se encontrou com o Papa Francisco, e à Europa, em março.