Press "Enter" to skip to content

Lula e Bolsonaro ficam lado a lado em debate marcado para 28 de agosto

Última atualização 19/08/2022 | 15:23

O primeiro debate entre os candidatos à presidência da República deve acontecer no final deste mês, nos estúdios da TV Bandeirantes, em São Paulo. O encontro, que deve ter as presenças de Lula (PT) e Bolsonaro (PL), principais postulantes ao cargo, conforme indicam todas as pesquisas já divulgadas, é organizado por UOL, Folha de S.Paulo, TV Cultura e Grupo Bandeirantes.

Participam do debate os candidatos Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe d’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil), além de Bolsonaro e Lula, que vão ficar lado a lado no estúdio. A disposição foi definida em reunião realizada com a presença de assessores das campanhas.

Ainda não há confirmação oficial sobre a presença dos dois líderes da corrida pelo Palácio do Planalto. Entretanto, a tendência é de que ambos participem da sabatina, segundo acenos de pessoas próximas a eles.

As regras do debate

As regras do debate do próximo dia 28 de agosto também foram confirmadas na reunião com o staff dos candidatos. No primeiro bloco, por ordem de sorteio, todos respondem a perguntas sobre programas de governo, com tempo determinado de um minuto e meio.

Cada dois candidatos respondem a mesma pergunta, conforme posicionamento no estúdio. O sorteio definiu a seguinte ordem: Luiz Felipe d’Avila, Soraya Thronicke, Simone Tebet, Jair Bolsonaro, Lula e Ciro Gomes.

A fase seguinte traz o primeiro confronto entre os candidatos, quando se terá um minuto para pergunta, ainda conforme sorteio, e quatro para resposta e tréplica. Todos participam perguntando e respondendo. A ordem será: Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Luiz Felipe d’Avila, Soraya Thronick, Lula e Simone Tebet.

Nos blocos seguintes ainda haverá perguntas formuladas por jornalistas, que poderão escolher quem vai responder; perguntas entre os próprios candidatos – por sorteio – e nova sequência de perguntas sobre os programas de governo. Por fim, cada postulante à presidência da República terá dois minutos para as considerações finais.